Nome Científico

Também conhecida como Periquito-rabijunco

Estatuto de Conservação Espécie exótica

Tamanho Comprimento: 37-43 cm (com a cauda)
Envergadura de asas: 42-48 cm
Peso: 95-140 g

Alimentação Frutos, grãos, sementes, bagas e flores. Em Portugal, há registos de aves a alimentarem-se de citrinos, romãs, figos, nêsperas, azeitonas, assim como de frutos do lodão-bastardo e da catalpa.

Onde e quando observar Ao longo de todo o ano nos parques e jardins da área metropolitana de Lisboa. A Quinta das Conchas ou o Jardim da Estrela são locais propícios para a observação da espécie.

Tem também populações estabelecidas no Porto, em Coimbra, nas Caldas da Rainha e nos Açores.

Aves semelhantes Caturrita, periquitão

Espécie exótica, originária da África subsahariana e sul da Ásia, ocorre em Portugal desde o final dos anos 70, tendo em 2008 a sua população nacional sido estimada em 270 indivíduos. Desde então a população de periquito-de-colar no nosso país tem aumentado, havendo uma estimativa mais recente de cerca de 650 aves, apenas em Lisboa.

Som

Como identificar

Este periquito verde com um colar preto distingue-se de outras espécies pela parte superior do seu bico, que é vermelha. Outra característica que permite distingui-la do periquitão e da caturrita é a cauda mais comprida, que se nota sobretudo nas penas centrais azuladas. Em voo, o periquito-de-colar destaca-se também pelas penas de voo, mais escuras do que o resto do corpo.

Dormitórios notórios

O periquito-de-colar é uma espécie gregária e muito social, reunindo-se em dormitórios comunais que podem chegar a juntar centenas de aves.

Impacto nas aves nativas

Apesar de não se saber ainda o impacto do periquito-de-colar no nosso país, em Espanha existem evidências de impactos negativos sobre espécies nativas nalguns locais: o periquito-de-colar compete com morcegos e mochos pelas cavidades das árvores, onde nidifica, e compete com aves frugívoras pelo alimento.