Nome Científico

Também conhecida como corricão, curo-curo, rolinha-da-praia (Madeira)

Estatuto de Conservação Pouco preocupante (Continente) / Criticamente em Perigo (Madeira)

Tamanho Comprimento: 15-17cm
Envergadura de asas: 35-45cm
Peso: 40-60g

Alimentação Invertebrados aquáticos e terrestres e pequenos peixes

Onde e quando observar Ao longo de toda a faixa costeira, durante todo o ano.

As principais áreas de ocorrência são os estuários do Tejo e Mondego, e a Ria de Aveiro.

Nidifica sobretudo em complexos de salinas, mas também nas dunas do litoral. A Ria Formosa alberga uma boa parte da população invernante.

Aves semelhantes borrelho-grande-de-coleira, borrelho-pequeno-de-coleira

Como o seu nome indica, este borrelho apresenta uma coleira incompleta, que ajuda a identificá-lo tanto na plumagem nupcial (primavera/verão) como na plumagem de inverno. Para além disso, tem uma barra branca nas asas, que é visível em voo, e as suas patas são escuras. Na época de reprodução, os machos apresentam uma coroa acastanhada e uma barra preta na fronte.

Som

Como distinguir dos outros borrelhos

A coleira interrompida, assim como as patas escuras, ajudam a diferenciá-lo do borrelho-grande-de-coleira e do borrelho-pequeno-de-coleira. Tem um tamanho intermédio entre estas duas espécies.

Michał Włodarczyk (CC BY-NC-SA 2.0)
Ferran Pestana (CC-BY-SA 2.0)
USFWS (CC BY 2.0)
Steve Berardi (CC BY-NC-SA 2.0)

Ninho camuflado

Os borrelhos-de-coleira-interrompida fazem o ninho em zonas abertas e expostas, recorrendo à camuflagem para proteger as suas posturas: ornamentam muitas vezes o ninho com conchas e pequenas pedras, e tanto ovos como crias têm cores e padrões que se dissimulam na areia.

Para proteger a sua prole, o borrelho-de-coleira-interrompida faz um teatro: quando um predador ou uma pessoa se aproxima do ninho, o borrelho adulto finge-se ferido na asa, tentando atrair o intruso para longe da área do ninho. Atingido esse objetivo, “recupera” milagrosamente e voa dali para fora, regressando ao ninho depois de o perigo ter passado. Esta estratégia é também empregue pelo borrelho-pequeno-de-coleira.

Ameaças

A perturbação dos locais de nidificação pelos veraneantes e a predação por cães são duas das principais ameaças a esta espécie. Outra ameaça importante é o abandono e reconversão das salinas para outras práticas, que tem vindo a reduzir os seus locais de nidificação.

Como ajudar