Nome Científico

Também conhecida como Ganso-patola

Estatuto de Conservação Pouco Preocupante

Tamanho Comprimento:85-97 cm
Envergadura de asas: 170-192 cm
Peso: 2.5-3.6 kg

Alimentação Peixes pelágicos que formam grandes cardumes (cavala, sardinha e carapau) e rejeições de embarcações de pesca

Onde e quando observar Na costa continental portuguesa pode ser observado em maior número entre os meses de outubro e março, mas pode ser visto durante todo ano e ao longo de toda a costa.
Cabos junto à nossa costa são locais de excelência para obter bons registos desta espécie.

O alcatraz é a maior ave marinha que ocorre nas águas portuguesas e também a mais abundante. Nos meses em que ocorrem as migrações pré-nupcial (janeiro e fevereiro) e outonal (setembro a novembro), chegam a ver-se milhares de alcatrazes numa só manhã.

 

Como identificar

Esta espécie dificilmente se confunde com outras: as suas asas são compridas e estreitas, a cabeça é amarelada, o bico é comprido e pontiagudo e apresenta um padrão preto na ponta das asas e branco no resto do corpo. Quando são jovens, os alcatrazes são castanhos e até atingirem a maturidade, aos cinco anos, vão tornar-se gradualmente mais claros. Em migração, voa em formação linear e os grupos podem atingir dezenas de indivíduos.

 

Som

Mergulhador exímio

Famoso pelos espetaculares mergulhos no oceano, o alcatraz entra agilmente na água a grande velocidade, em mergulhos que chegam a atingir os 40m de profundidade, para apanhar os pequenos peixes de que se alimenta. Muitas vezes, os alcatrazes são aliados dos pescadores em alto mar, pois indicam onde estão os cardumes.

 

Reprodução

O alcatraz nidifica no Atlântico Norte e no Canadá, em grandes colónias aninhadas em penhascos sobre o oceano ou em ilhotas rochosas. A maior colónia conhecida desta ave foi descoberta na ilha Bonaventure, no Quebec, e tinha mais de 60 mil indivíduos.

 

Juntos por muitas estações, os casais realizam rituais elaborados de saudação nos ninhos, esticando bicos e pescoços para o céu e batendo gentilmente os bicos em conjunto. Põem apenas um ovo de cor branca e o período de incubação é de 43-45 dias. As crias nascem cobertas de penugem e requerem muitos cuidados parentais até efetuarem o seu primeiro voo, às 14 semanas.

 

Ameaças

Uma das principais ameaças à população de alcatrazes é a captura acidental em artes de pesca, nomeadamente redes de emalhar e palangre.

 

Como protegemos esta espécie

No projeto LIFE Berlengas, ficámos a saber que o alcatraz é a espécie mais capturada em artes de pesca na Zona de Proteção Especial das Berlengas.

 

No projeto MedAves Pesca, usámos medidas de mitigação para afastar as aves marinhas das artes de pesca. Uma das espécies em que se notou o efeito positivo destas medidas foi o alcatraz. Este trabalho foi reconhecido com o Prémio Europeu Natura 2000

 

Como pode ajudar

Contribuindo para a campanha Stop Bycatch