Duração Janeiro 2009 - a decorrer

Assunto Aves Marinhas, Educação Ambiental, Voluntariado, Poluição Luminosa

Região Madeira

Cientes dos elevados números de aves marinhas vítimas da poluição luminosa na Madeira, em 2009, criámos a Campanha Salve uma Ave Marinha. Esta iniciativa que decorre, anualmente, de 15 de outubro a 15 de novembro, apesar de focada na maior e mais abundante ave marinha da ilha da Madeira – a cagarra, também alerta para a mortalidade das restantes espécies de aves marinhas nidificantes no arquipélago e que são afetadas pela luz noturna artificial.

 

 

Objetivos

 

  • Resgatar aves marinhas encandeadas: de 15 de outubro a 15 de novembro ocorre a saída de juvenis de cagarra que, por serem pouco experientes, são muitas vezes atraídos pelas luzes, ficando encandeados e acabando por colidir com edifícios, linhas elétricas e veículos, necessitando de ajuda para voar em direção ao mar. A situação é especialmente grave nas noites de lua nova. Nesta altura do ano, procuramos voluntários para realizar Brigadas de Patrulhamento em busca de aves caídas.

 

  • Sensibilização da população para a problemática da poluição luminosa e redução na emissão de luz: em terra, aves marinhas têm hábitos noturnos e os seus olhos sensíveis conferem-lhes vulnerabilidade nas cidades sobre-iluminadas. A campanha procura sensibilizar municípios, hotéis e população em geral para a redução da luz noturna artificial principalmente nas épocas mais críticas para estas aves. Para além disso, o programa de Educação Ambiental da SPEA Madeira assenta nesta problemática.

 

  • Formação sobre o procedimento a adotar perante uma ave desorientada: é importante capacitar a população para o salvamento de aves marinhas. Se encontrar uma ave marinha encandeada deve aproximar-se lentamente e pôr a ave numa caixa de cartão, para posteriormente soltá-la à noite, à beira-mar, num sítio calmo e escuro.

 

 

 

 

 

Saiba mais

Blog da Campanha

Grupo de Facebook: Aves Marinhas da Macaronésia

 

 

 

 

Parceiros

Financiamento