Duração Outubro 2021 a Setembro 2026

Assunto Aves Marinhas, Espécies Invasoras, Poluição Luminosa, Restauro Ecológico

Região Madeira

No projeto LIFE Pterodromas4future, pretendemos melhorar o estado de conservação de duas espécies endémicas de aves marinhas do arquipélago da Madeira.

 

As ameaças a estas espécies incluem a introdução de predadores e outras espécies exóticas, a degradação e perda de habitat de nidificação, a poluição luminosa e as alterações climáticas.

 

Objetivos

Este projeto tem como objetivo melhorar e garantir o estado de conservação de ambas as espécies de Pterodroma endémicas do arquipélago da Madeira, a freira-da-madeira (Pterodroma madeira) e a freira-do-bugio (Pterodroma deserta) ao melhorar a resiliência do habitat de nidificação às alterações climáticas e consequentes desastres naturais (como, por exemplo, incêndios florestais e eventos climáticos extremos). Pretende ainda reduzir a mortalidade de adultos e juvenis durante a época de reprodução, resultante do impacte de predadores introduzidos e da poluição luminosa.

 

Principais Ações

  • Modernizar o esquema de monitorização de aves reprodutoras, investindo em novos sistemas não invasivos
  • Identificação de potenciais áreas de nidificação para a freira-da-madeira e atualização das tendências populacionais de ambas as espécies
  • Modernização da monitorização e controle de espécies invasoras de vertebrados predadores
  • Minimizar o efeito da poluição luminosa nas rotas terrestres de e para as áreas de reprodução de freira-da-madeira e no mar e ao redor de colónias de reprodução de ambas as espécies
  • Regulamentar as atividades de lazer e turismo nas áreas de nidificação
  • Aumentar o envolvimento do público e dos stakeholders relevantes na conservação das espécies e dos seus habitats

 

Site do projeto

 

Mais informações

Grupo de Facebook: Aves Marinhas da Macaronésia

 

 

 

 

Coordenador

Parceiros

Financiamento