Hoje o Parlamento Europeu adotou o acordo relativo à Lei de Restauro da Natureza. Os eurodeputados mostraram assim ter ouvido o apelo de mais de 1 milhão de cidadãos, empresas, cientistas e ONG, abrindo caminho a que esta lei sem precedentes possa tornar-se realidade.

 

A Lei de Restauro da Natureza é uma oportunidade histórica para trazer a natureza de volta à Europa. Numa altura em que o continente é devastado por inundações, secas e incêndios, esta lei irá ajudar a assegurar um futuro mais saudável e seguro para os europeus.

 

Apesar de esforços de última hora da parte de grupos de extrema-direita e conservadores, e de desinformação por lobbies anti-natureza para aniquilar a lei, a maioria dos eurodeputados manteve-se fiel ao processo democrático e legislativo, aprovando o acordo do trílogo que havia resultado das negociações em que estiveram envolvidos o ano passado.

 

O passo final neste processo será a aprovação formal deste acordo pelos Estados Membros, que se espera que tenha lugar em março ou abril deste ano.

 

“A Lei de Restauro da Natureza é muito mais do que uma lei para trazer a Natureza de volta. É um símbolo de que a Europa pode, e vai, comprometer-se a lutar pela sobrevivência do nosso planeta. Foi com alívio que vimos que os eurodeputados se basearam nos factos e na ciência, e não sucumbiram ao populismo e à incitação do medo. Agora, apelamos aos representantes portugueses e aos restantes Estados Membros para darem o passo seguinte e instaurarem esta lei crucial para o futuro da Europa”, diz o nosso Diretor Executivo, Domingos Leitão.

 

Mais informação

Porque precisamos de uma Lei de Restauro de Natureza