duracao_icon Duração 6 Abril 2024 a 7 Abril 2024

local_icon Local Madeira, Açores

O censo de milhafres/mantas nos arquipélagos dos Açores e da Madeira, é um projeto de ciência-cidadã coordenado pela SPEA, em que procuramos obter informação de base sobre as populações das subespécies de águia-de-asa-redonda (Buteo buteo) existentes nos arquipélagos dos Açores e da Madeira. Apesar de ser uma das aves mais emblemáticas dos 2 arquipélagos, esta espécie tem sido pouco estudada, pelo que os dados recolhidos neste censo são ainda mais valiosos.

O Censo de milhafres/mantas decorre uma vez por ano, durante um fim de semana no mês de março ou abril, nos arquipélagos dos Açores e da Madeira (com exceção das ilhas Flores e Corvo, nos Açores, e ilhas Desertas, na Madeira, onde não ocorre esta espécie).

O poder da ciência cidadã

Desde que começámos a realizar este censo em 2006, já mais de 2000 voluntários participaram nas contagens, ajudando-nos a acompanhar o estado da espécie, ano após ano.

Os milhafres/mantas

A espécie alvo deste estudo, nos Açores, é o Buteo buteo rothschildi, conhecida vulgarmente por milhafre ou queimado, e na Madeira, é o Buteo buteo harterti, conhecida por manta. Estas duas subespécies partilham características morfológicas e comportamentos e são umas das aves mais emblemáticas dos dois arquipélagos, sendo que, no caso dos Açores, o milhafre é a única espécie de ave de rapina diurna residente. No entanto, esta espécie não tem sido alvo de estudos biológicos aprofundados, pelo que esta iniciativa se reveste de grande importância, principalmente dado o seu papel essencial nos nossos ecossistemas enquanto agente controlador de pragas como, por exemplo, os ratos.

Objetivos