Esta pequena ave marinha é a mais comum da família das tordas (alcídeos) na costa portuguesa, e é das espécies de ave que mais se encontram mortas na costa (arrojadas). Quando pousada na água pode passar despercebida entre as ondas devido ao seu pequeno tamanho e mergulhos frequentes.
Como identificar
Preta por cima e com as partes inferiores brancas, a torda-mergulheira pode ser confundida com o airo (Uria aalge) ou com o papagaio-do-mar (Fratercula arctica), distinguindo-se destes por ser mais pequena, ter a cabeça saliente e o bico mais largo com uma risca branca.
Forma bandos com vôo rápido e retílineo em formação sobre a água.
Som
Se não tiver oportunidade de ir a uma colónia de nidificação para ouvir o som da torda-mergulheira ao vivo, pode ouvi-lo aqui:
Vida longa
Como todas as aves marinhas, a torda-mergulheira tem uma vida longa, podendo viver várias dezenas de anos, e apesar da maioria das aves em liberdade viver menos de 20 anos, há registos de um exemplar que viveu 41 anos.
Reprodução
A torda-mergulheira nidifica em colónias de grandes dimensões em falésias rochosas que podem albergar muitos milhares de casais, no Atlântico Norte, tanto na costa norte-americana e na Gronelândia, como na costa europeia, desde a Rússia até ao norte de França, passando pela Islândia. Põe um único ovo por casal.
Ameaças
Apesar da espécie ter uma larga distribuição e não estar ameaçada a nível global, é frequentemente vítima de captura acidental em artes de pesca, sobretudo redes de emalhar, sendo uma das espécies mais frequentes de encontrar em arrojamentos costeiros em Portugal.
Como protegemos esta espécie
- Projeto LIFE Ilhas Barreira
- Projeto LIFE PanPuffinus!
- Projeto LIFE Berlengas
- No projeto MedAves Pesca, usámos medidas de mitigação para afastar as aves marinhas das artes de pesca. Uma das espécies em que se notou o efeito positivo destas medidas foi o alcatraz. Este trabalho foi reconhecido com o Prémio Europeu Natura 2000
- Projeto LIFE MarPro
Como pode ajudar
- Participando nas nossas contagens de aves marinhas (Dias RAM)
- Ajudando-nos a monitorizar as aves que dão à costa