O cargo insere-se no trabalho que a SPEA tem desenvolvido sobre o estatuto de conservação e tendência populacional das aves marinhas e designação de Áreas Importantes para as Aves (IBA) marinhas em Portugal, assim como no estudo e minimização das principais ameaças a este grupo de aves e à recuperação de habitats insulares e costeiros.
A pessoa a contratar irá implementar as ações do projeto LIFE SeaBiL – Saving SeaBirds from marine Litter (LIFE20 GIE/FR/000114), e dar apoio às atividades de monitorização, divulgação e sensibilização ambiental incluídas nos projetos em curso.
Este cargo é de carácter temporário, pelo período de 1 ano, por motivo de ausência de funcionário em licença sem retribuição.
Funções gerais do cargo
- Executar e participar nas ações do LIFE SeaBiL.
- Organizar e implementar as ações de monitorização de aves marinhas na ZPE Cabo Raso e futura AMPIC CMS (Área Marinha Protegida de Iniciativa Comunitária – Cascais, Mafra e Sintra).
- Dinamizar ações de divulgação e sensibilização do LIFE Ilhas Barreira na Ria Formosa.
- Apoiar a produção dos relatórios dos Dias RAM.
- Apoiar a equipa marinha da SPEA noutros projetos e atividades em curso.
- Produzir todos os materiais técnicos e/ou relatórios pedidos pela Coordenadora do Departamento, e cumprir os prazos previstos.
- Desenvolver quaisquer outras atividades pontuais que lhe sejam atribuídas por decisão da Direção Nacional, pelo Diretor Executivo ou pela Coordenadora do Departamento.
Tarefas principais
- Contribuir para a monitorização de arrojamentos de aves marinhas.
- Dinamizar ações de limpeza de praia em Peniche.
- Envolver os grupos locais e a comunidade escolar nas ações de formação de recolha de resíduos do LIFE SeaBiL.
- Implementar ações de sensibilização sobre o impacto do lixo nas aves marinhas.
- Garantir as metodologias de monitorização da AMPIC CMS (censos em embarcações, censos costeiros dirigidos, censos costeiros no cabo Raso).
- Analisar os dados das monitorizações da AMPIC CMS e produzir o relatório final.
- Organizar as atividades de observação de aves na Ria Formosa, previstas no LIFE Ilhas Barreira.
- Produzir os relatórios anuais dos Dias RAM (Continente e Ilhas) em articulação com o responsável pelo censo.
Outros deveres
O titular participará na prossecução e na realização da Estratégia da SPEA em vigor, e assegurará o cumprimento dos seus objetivos.
Espera-se que cumpra as suas tarefas de um modo responsável, assegurando os danos ambientais mínimos, principalmente quando estiver a desenvolver trabalhos nas Áreas Protegidas e classificadas. É política da SPEA que os recursos sejam utilizados de modo eficaz e eficiente.
Os sócios e os voluntários são um recurso fundamental da SPEA para a conservação das aves e dos seus habitats. Espera-se que o titular encoraje, desenvolva e apoie o envolvimento dos sócios, dos voluntários e do público no seu trabalho.
Requisitos
- Licenciatura em Ciências Naturais (por exemplo: Biologia, Engenharia Biofísica, Engenharia do Ambiente).
- Bons conhecimentos sobre aves marinhas, nomeadamente sobre a sua ocorrência, distribuição, ecologia, ameaças e estatutos de conservação.
- Experiência em metodologias de monitorização de aves.
- Conhecimentos de informática na ótica do utilizador, sendo essencial o domínio do Office e desejável conhecimento médio/avançado de software de gestão e análise de dados e SIG (p. ex. arcGIS, R).
- Capacidade de elaboração de relatórios técnicos e de materiais divulgativos.
- Disponibilidade para realizar saídas de campo prolongadas e distantes da Sede de Lisboa, mesmo em condições climatéricas adversas e com trabalho frequente ao ar livre.
- Experiência demonstrada no trabalho com voluntários.
- Capacidade de organização e responsabilidade no cumprimento do horário acordado e das tarefas atribuídas.
- Carácter dinâmico, empreendedor, capaz de encontrar soluções para os problemas correntes de um projeto e para a resolução de conflitos.
- Bom domínio da língua Inglesa, falada e escrita.
Condições preferenciais
- Experiência na identificação e monitorização de aves marinhas.
- Experiência em projetos de estudo e conservação de aves marinhas.
- Carta de condução.
- Disponibilidade imediata.
Condições de trabalho
- Data de início: Maio de 2023
- Duração: 12 meses
- Honorários: salário bruto mensal de 1000€, ao qual acresce o subsídio de refeição de 5,75€ por dia de trabalho, e subsídios de férias e de Natal
- Regime: Contrato de trabalho a termo certo
- Local de trabalho: Sede da SPEA em Lisboa, com deslocações para atividades noutros locais do país. Pontualmente haverá necessidade de trabalho ao fim-de-semana.
Candidatura
As candidaturas devem conter curriculum vitae resumido (máximo de 3 páginas), carta de motivação e 2 contactos de referência, dirigidas exclusivamente por correio eletrónico para joana.andrade@spea.pt com a referência “Técnico/a de Conservação Marinha – 2023” no campo do assunto da mensagem, até ao dia 21 de abril de 2023 inclusive.
Não serão aceites candidaturas após esta data.
