duracao_icon Duração 1 Outubro 2020 a 31 Março 2022

local_icon Local Madeira, Açores, Portugal Continental

Ainda não é associado da SPEA?
Torne-se sócio

O periquito-de-colar (ou periquito-rabijunco) é uma espécie exótica que ocorre em liberdade em Portugal desde o final da década de 70. Em 2008, a população nacional tinha sido estimada em 270 aves, estando 80% dessa população concentrada num único dormitório em Lisboa. Apesar de existirem algumas evidências de expansão e aumento dos seus números, não voltou a existir um esforço de monitorização de âmbito nacional. Em 2020 foi então organizado um censo nacional, coordenado por observadores voluntários e baseado em contagens de dormitórios invernais. Face ao desconhecimento das localizações da maioria dos dormitórios, organizou-se uma iniciativa de ciência-cidadã, para que qualquer pessoa nos pudesse ajudar a identificar locais suspeitos de dormida. Com base em toda a informação disponível, os voluntários do censo realizaram visitas de prospeção para identificar dormitórios, no outono/inverno de 2020/21 e de 2021/22.

 

Metodologia

Este censo foi baseado em contagens de dormitórios comunais da espécie no período do outono/inverno. As contagens de dormitórios foram realizadas ao fim do dia, com o início a ocorrer cerca de 45 minutos antes do pôr-do-sol. O término das contagens ocorreu apenas depois do pôr-do-sol e quando já não ocorria a entrada de aves por um período superior a 10 minutos.

 

Equipa de coordenação

Hany Alonso, Ricardo Borges, Paulo Cortez, Pedro Cardia, Luís Gordinho, Ricardo Faustino Lima, Paula Lopes, Rui Machado, Filipe Moniz, Carlos Pacheco, Pedro Ramalho, Daniel Raposo, Luís Reino, Guillaume Rethoré, Ricardo Rocha, Camila Rodrigues, Ricardo Tomé, Alba Villarroya e Hélio Batista

 

Resultados

 

Parceiros

Financiamento

 

Operadores de Fundo