Nome Científico

Também conhecida como Periquitão-de-cabeça-azul; conure-de-cabeça-azul

Estatuto de Conservação Espécie exótica

Tamanho Comprimento: 33-38 cm
Peso: 170-190 g

Alimentação Frutas e sementes

Onde e quando observar Sobretudo em parques e jardins da cidade de Lisboa, havendo também registos regulares nos concelhos limítrofes, incluindo Oeiras, Cascais, Amadora e Loures. Alguns dos locais onde pode ser observado regularmente incluem o Parque Bensaúde, a Quinta das Conchas e o Campo Grande.

Aves semelhantes Periquito-de-colar

Lisboa e Barcelona são as únicas cidades europeias onde existem populações estabelecidas desta espécie originária da América do Sul. Estas populações serão resultado de fugas de cativeiro.

 

Som

 

Como identificar

Passível de se confundir com o periquito-de-colar, o periquitão distingue-se pela cabeça azulada com um anel branco à volta do olho. Tem também o bico mais claro e a cabeça mais corpulenta do que o periquito-de-colar, e a sua cauda é menos comprida. Em voo, a melhor forma de identificar o periquitão é mesmo pela vocalização, que embora seja igualmente estridente, é mais rouca.

 

Impacto

Apesar de não existirem impactos descritos na Península Ibérica, sendo uma espécie que nidifica em buracos de árvores o periquitão poderá competir com espécies nativas por locais de nidificação.