Nome Científico

Também conhecida como Periquito-monge

Estatuto de Conservação Espécie exótica

Tamanho Comprimento: 28-31 cm
Envergadura de asas: 45-55 cm
Peso: 90-120 g

Alimentação Sobretudo sementes, mas também frutos, flores e insetos

Onde e quando observar A única população estabelecida que atualmente se conhece em Portugal ocorre na cidade do Porto. Um dos locais mais propícios para observar esta espécie é o Passeio Alegre, mas também é vista com regularidade no Parque da Cidade e na Quinta do Covelo.

Aves semelhantes Periquito-de-colar

Esta é uma espécie nativa da América do Sul, sendo as fugas de cativeiro a origem mais provável da maioria dos indivíduos avistados em liberdade no nosso território.

 

Som

 

Como identificar

O corpo verde da caturrita pode levar a que se confunda com o periquito-de-colar, mas a caturrita distingue-se pelo bico amarelado e pelo peito, faces e testa acinzentados. Em voo, se a observar com atenção poderá ver o azul das penas de voo e a cauda mais curta do que a do periquito-de-colar. A sua vocalização é também distinta.

 

Reprodução e impacte

Em várias cidades de Espanha, como Madrid, Barcelona e Málaga, as populações de caturrita ascendem aos milhares. Esta espécie constrói ninhos comunais. Estes ninhos feitos de ramos albergam vários casais, e chegam a ser tão grandes e pesados que em Espanha há registo de danos causados quando os ninhos danificam as árvores e caem, pondo em risco viaturas e pessoas.