Nome Científico

Também conhecida como areeiro, passarinho-das-areias

Estatuto de Conservação Pouco preocupante

Tamanho Comprimento: 15-18cm
Envergadura de asas: 32-35cm
Peso: 30-50g

Alimentação Insetos e outros invertebrados

Onde e quando observar É mais frequente no sul do país, podendo ver-se sobretudo entre março e agosto, altura em que nidifica nas margens de ribeiras e açudes do interior. No final do verão migra para África para passar o inverno, regressando na primavera. Durante estas épocas de migração, é mais frequente observar esta espécie na faixa costeira.

Aves semelhantes borrelho-grande-de-coleira, borrelho-de-coleira-interrompida

O borrelho-pequeno-de-coleira é o mais pequeno dos borrelhos que ocorrem em Portugal. Distingue-se por não ter barra branca nas asas e pelo anel amarelo em volta do olho.

 

Som

Como distinguir dos outros borrelhos

Na plumagem nupcial, o borrelho-pequeno-de-coleira tem uma coleira escura a toda a volta do pescoço, uma barra preta na testa, e um característico anel amarelo em volta do olho. É visivelmente mais pequeno e elegante do que o borrelho-grande-de-coleira e o borrelho-de-coleira-interrompida, e ao contrário destas espécies não tem a barra branca nas asas.

 

 

Agustín Povedano (CC BY-NC-SA 2.0)
Corine Bliek (CC BY-NC 2.0)
Frank Vassen (CC BY 2.0)

Como engana os predadores

Para proteger a sua prole, o borrelho-pequeno-de-coleira faz um teatro: quando um predador ou uma pessoa se aproxima do ninho, o borrelho adulto finge-se ferido na asa, tentando atrair o intruso para longe da área do ninho. Atingido esse objetivo, “recupera” milagrosamente e voa dali para fora, regressando ao ninho depois de o perigo ter passado. Esta estratégia é também empregue pelo borrelho-de-coleira-interrompida.