Este evento é destinado a técnicos municipais, gestores autárquicos, gestores de biodiversidade e áreas protegidas, investigadores e membros da academia e sociedade civil, com o objetivo de partilhar as boas práticas implementadas ao longo do projeto LIFE Natura@night. Serão partilhadas soluções reais, já aplicadas em territórios insulares, e refletir sobre o papel das autarquias na proteção das espécies.
O seminário será também uma oportunidade para apresentar experiências bem-sucedidas de colaboração entre entidades públicas, pescadores e comunidades locais, assim como soluções técnicas que conciliam a segurança pública com a proteção da vida selvagem. A adoção de sistemas de iluminação mais eficientes contribui não só para a conservação da biodiversidade, mas também para uma gestão mais sustentável dos recursos e para o combate às alterações climáticas.
Programa
09:00 – Receção de participantes
09:30 – Sessão de abertura
Painel I: Proteger a noite e reduzir a poluição luminosa
09:45 – Deixar a noite ser noite: como está a noite em Portugal? (Raul Cerveira Lima, Instituto Politécnico do Porto; Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, Universidade de Coimbra)
10:05 – Quando a luz se apaga, acendem-se as Estrelas (Miquel Claro, DarkSky Alqueva)
10:25 – Contributo do projeto LIFE Natura@night para a proteção da biodiversidade e redução da poluição luminosa (Cátia Gouveia, Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves)
11:00 – 11:30 – Coffee- break
Painel II: Desafios e oportunidades na gestão local da iluminação pública
11:30 – Santa Cruz na dianteira da iluminação pública eficiente (Cláudio Ramos, Câmara Municipal de Santa Cruz)
11:50 – Dark Sky Alqueva: A Star Destination (Apolónia Rodrigues, DarkSky Alqueva)
12:30 – 14:30 – Pausa para Almoço
Painel III: Biodiversidade, eficiência energética e municípios mais resilientes às alterações climáticas
14:30 – Conceitos básicos e impactos da poluição luminosa (Alicia Pelegrino, Consejo Superior de Investigaciones Científicas)
15:00 – Planos Diretores, uma ferramenta de gestão municipal (Azucena de la Cruz, Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves)
15:20 – Oportunidades de financiamento no PR Alentejo 2030 (Ana Prates, Unidade de Coesão e Sustentabilidade do PR Alentejo 2030)
16:00 – 17:00 – Degustação de produtos locais (Madeira/Açores/Alentejo)
Organização
Estas jornadas realizam-se no âmbito do projeto LIFE Natura@night, em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo).
Mais informação
Projeto LIFE Natura@night
Desde 2022, o projeto LIFE Natura@night tem vindo a atuar nas regiões da Madeira, Açores e Canárias com o objetivo de reduzir a poluição luminosa que afeta áreas protegidas e mitigar os seus efeitos sobre a fauna noturna. As aves marinhas, enquanto espécies bandeira, têm sido utilizadas como bioindicadores dos impactos da luz artificial, permitindo aferir o sucesso das intervenções e orientar políticas locais de conservação.