20 Maio
2025

Tipo Workshop

local_icon Local Auditório do Museu da Baleia, Caniçal, Madeira

icon_horario Horário 9h30 - 12h30

publico_svg Público Alvo Escolas Sócios Amantes da Natureza Professores Estudantes Universitários Observadores de Aves Cientistas

icon_preco Preço Grátis

icon_preco Prazo de Inscrição 16 Maio, 2025

Inscreva-se

Ainda não é associado da SPEA?
Torne-se sócio

O projeto BESTLIFE2030 STOP Predators, coordenado pela SPEA, tem como objetivo mitigar as ameaças às aves marinhas da ilha da Madeira através da avaliação do impacte de espécies introduzidas e aumento da sensibilização das populações costeiras.

 

Participe nesta apresentação pública e conheça os problemas que as aves marinhas enfrentam nos ecossistemas insulares e como o BESTLIFE2030 STOP Predators vai ajudar a mitigá-los.

 

As ações previstas neste projeto centram-se na avaliação do impacto direto provocado pela introdução de espécies invasoras (IAS) nas colónias de aves marinhas, bem como na análise da degradação e perda de habitat nas áreas de nidificação. Esta abordagem integrada visa não só identificar e quantificar os riscos, mas também contribuir para a definição de estratégias eficazes de proteção destas aves e dos seus habitats, promovendo uma maior resiliência face às diversas pressões ambientais e desafios ecológicos.

 

Programa

09:30 – Receção dos participantes
10:00 – Apresentação do projeto STOP Predators – Manuel Contreras, SPEA
10:20 – LIFE Freiras – Melhoria do estado de conservação das Pterodromas endémicas do arq. da Madeira: Combate às espécies introduzidas invasoras – Marta Nunes, IFCN
10:40 – Conservação do patagarro no município do Funchal – Eduardo Nóbrega, Parque Ecológico do Funchal
11:00 – Pausa para café
11:25 – SPEA Açores: SWAT no Combate às Invasoras – Tânia Pipa, SPEA
11:45 – Conservação das aves marinhas no arquipélago da Madeira Cátia Gouveia, SPEA
12:05 – Debate e encerramento