O Auditório da CCDR Alentejo acolhe, no próximo dia 6 de junho, o seminário “Desafios da Poluição Luminosa e Conservação da Biodiversidade ao Nível da Gestão Autárquica”, uma iniciativa organizada pela SPEA, em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo), no âmbito do projeto LIFE Natura@night .
Este seminário tem como principal objetivo partilhar boas práticas e soluções inovadoras na gestão da poluição luminosa, com foco especial nas autarquias e na sua capacidade de integrar medidas eficazes na proteção da biodiversidade. A iniciativa tem como objetivo promover a implementação e disseminação de soluções replicáveis a outras regiões e contextos.
Dirigido a técnicos municipais, gestores de áreas protegidas, investigadores, decisores políticos, membros da academia e representantes da sociedade civil, o evento pretende estimular o debate sobre os impactos da iluminação artificial nas espécies protegidas e ecossistemas sensíveis, com destaque para as aves marinhas da Macaronésia, grupo fortemente afetado por este tipo de poluição.
Desde 2022, o projeto LIFE Natura@night tem vindo a atuar nas regiões da Madeira, Açores e Canárias com o objetivo de reduzir a poluição luminosa que afeta áreas protegidas e mitigar os seus efeitos sobre a fauna noturna. As aves marinhas, enquanto espécies bandeira, têm sido utilizadas como bioindicadores dos impactos da luz artificial, permitindo aferir o sucesso das intervenções e orientar políticas locais de conservação.
O seminário será também uma oportunidade para apresentar experiências bem-sucedidas de colaboração entre entidades públicas, pescadores e comunidades locais, assim como soluções técnicas que conciliem a segurança pública com a proteção da vida selvagem. A adoção de sistemas de iluminação mais eficientes contribui não só para a conservação da biodiversidade, mas também para uma gestão mais sustentável dos recursos e para o combate às alterações climáticas.
A participação no seminário é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.
Como chegar
- Carro
- Comboio e autocarro com destino a Évora