Até esta 4ª-feira, 4 de fevereiro, ainda é possível fazer a diferença. Está em consulta pública a reformulação do projeto de hibridização eólica da Central Fotovoltaica de Alcoutim (Solara4): um projeto cuja proposta inicial recebeu parecer desfavorável da Comissão de Avaliação pelos seus “impactes ambientais negativos muito significativos e não minimizáveis”. Participe nesta consulta pública e manifeste a sua oposição a este projeto que deve ser definitivamente chumbado.

 

Participar

 

Não sabe ao certo o que escrever?

Se desejar, pode copiar ou adaptar este texto:

 

Manifesto a minha oposição à reformulação do projeto de hibridização eólica da Central Fotovoltaica de Alcoutim (Solara4) e defendo que este projeto deve ser definitivamente chumbado.

 

A Comissão de Avaliação classificou os impactes ambientais como negativos muito significativos e não minimizáveis, e o próprio promotor admite que não existe margem técnica para uma reformulação eficaz. A proposta agora apresentada não resolve os problemas identificados anteriormente, mantendo riscos graves para espécies de aves ameaçadas, incluindo a águia-de-bonelli, e para um importante corredor migratório.

 

Persistem também impactos inaceitáveis sobre as populações locais, com aldeias situadas a menos de 800 metros das turbinas, sem medidas eficazes para evitar a degradação da qualidade de vida das pessoas.

 

A transição energética é necessária, mas não pode ser feita à custa da biodiversidade nem das comunidades. Existem alternativas mais adequadas para a produção de energia renovável.

 

Assim, solicito que as autoridades competentes respeitem o parecer da Comissão de Avaliação e recusem definitivamente este projeto.

 

Como participar na consulta pública:

  1. Vá à página do projeto no portal Participa
  2. Clique no botão Participar
  3. Se necessário, clique em “Faça login” (se não estiver ainda registado no portal, terá essa opção no passo seguinte) e depois volte a clicar em Participar
  4. No menú “Classificador” (canto superior direito) escolha “Discordância”
  5. Escreva a sua opinião (ou cole o texto acima)
  6. Clique em “Submeter”

 

Mais informação

Porque nos opomos a este projeto

Parecer SPEA na consulta pública original

Parecer do Grupo de Trabalho em Águia de Bonelli da SPEA na consulta pública original

Algarve sob pressão: novos projetos renováveis ameaçam biodiversidade