Dos órgãos sociais aos técnicos, estagiários e voluntários, na equipa SPEA todos trabalhamos diariamente pelas aves e habitats do nosso país.
A SPEA rege-se pelos Estatutos, Regulamento Interno da Assembleia Geral, bem como pelas disposições aplicáveis do Código Civil e Legislação Complementar. Consulte o nosso Organograma.
Mesa da Assembleia Geral
Ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral compete convocar e dirigir as sessões de Assembleia Geral.
Jorge M. Palmeirim
Presidente | Sócio n.º 70Jorge M. Palmeirim
Presidente | Sócio n.º 70Biólogo, Professor Associado no Departamento de Biologia Animal da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e membro do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, onde coordena o grupo de Biodiversidade Tropical e Mediterrânica.
Carlos Pimenta
Vice-presidente | Sócio n.º 1207Carlos Pimenta
Vice-presidente | Sócio n.º 1207Membro fundador do Grupo para o Estudo do Paleolítico Português (GEPP) dedicou grande parte da sua atividade a dois domínios de pesquisa: Arqueologia e Biologia. Integra desde o ano 2000 o Laboratório de Arqueociências da Direção Geral do Património Cultural (atual LARC).
Ricardo Jorge Lopes
Secretário | Sócio n.º 185Ricardo Jorge Lopes
Secretário | Sócio n.º 185É investigador no Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO) e gestor da coleção de Aves do Museu de História Natural e da Ciência (MHNC-UP) da Universidade do Porto. Pertenceu à comissão editorial da revista Airo e de vários Congressos de Ornitologia da SPEA, membro da Comissão Científica do III Atlas das Aves Nidificantes de Portugal e vigilante da IBA Estuário do Mondego.
Pedro Monteiro
Suplente | Sócio Nº1810Pedro Monteiro
Suplente | Sócio Nº1810Colabora com a SPEA desde 2005 na promoção e divulgação do seu trabalho nos Açores. Colaborou na realização de exposições de fotografia em São Miguel, Lisboa, Bruxelas (Parlamento Europeu), Bélgica e na BirdFair - feira de referência de birdwatching. Publicou fotografias do Priolo em publicações de destaque como National Geographic. Repórter fotográfico para o jornal Correio dos Açores.
Conselho fiscal
Este órgão tem a competência de examinar a escrita da SPEA e elaborar um parecer sobre o Relatório e Contas da Direção Nacional e divulgá-lo em Assembleia Geral Ordinária.
António Araújo
Presidente | Sócio n.º 21António Araújo
Presidente | Sócio n.º 21António Araújo é sócio fundador da SPEA. Iniciou a carreira profissional no CEMPA, onde foi coordenador da Central Nacional de Anilhagem de Aves entre 1980 e 1996. Nesse ano foi contratado pela UICN para promover a gestão eficaz de uma rede de Áreas Protegidas na Guiné-Bissau, onde residiu até 1999. Foi Representante da Fundação Internacional do Banco de Arguin (FIBA) na Mauritânia e assessor do diretor do Parque Nacional do Banco de Arguim (PNBA), uma das maiores áreas protegidas costeiras e marinhas de África até 2015. A partir desse ano integrou a Fundação MAVA, onde foi responsável pelo financiamento de vários milhões de euros em projetos focados na conservação da biodiversidade na África Ocidental. Em 2019 fundou a empresa de consultoria ambiental Azul e Verde, sediada em Cabo Verde. É membro do board e representante da ONG internacional Blue Finance em África, membro da rede internacional de especialistas do Blue Action Fund e da rede SMILO. Foram-lhe atribuídos os prémios BP Conservation Expedition Award em 1994 e o Prémio Nacional de Conservação da Natureza "Quercus" em 1995.
Carlos Vilhena
Secretário | Sócio n.º 93Carlos Vilhena
Secretário | Sócio n.º 93Observador da aves desde 1990, associado da SPEA logo após a sua formação e vida profissional ligado à banca. Colaborador em trabalhos como " Aves na sua propriedade", ambos os "Atlas de Aves Nidificantes", " Atlas de aves Invernantes" e "Censo de Aves Comuns".
Alexandra Mendes
Relator | Sócio n.º 415Alexandra Mendes
Relator | Sócio n.º 415É docente, desde 1999, na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria. Concluiu as pós-graduações em Estatística e Gestão da Informação pelo ISEGI e em Ensino das Ciências – Especialidade em Ensino da Matemática pela Universidade Aberta. Encontra-se em fase de conclusão do Doutoramento em Gestão do Turismo pelo ISCTE e Universidade Europeia.
Direção Nacional
É o órgão que dirige a Sociedade e tem como tarefa executar o Programa e Orçamento aprovados em Assembleia geral, gerir e administrar a SPEA e apresentar contas dessa atividade, entre outras tarefas. A atual Direção foi eleita em Assembleia Geral de 2 de março de 2019.
Graça Lima
Presidente | Sócio n.º 621Graça Lima
Presidente | Sócio n.º 621Nascida em Lisboa em 1953, qx Lisboa e Paris. Em 1971, ingressa no Prescott College no Arizona e, dois anos mais tarde, na Universidade do Arizona em Tucson, onde finaliza o mestrado em ecologia evolutiva, especialização em biologia de sistemas de deserto com o trabalho realizado no Thar Desert do Rajastão na Índia. Embora em estrita colaboração com vários projetos de investigação, nunca deixou de se interessar sobre o estudo da linguística histórica para o qual fez estudos na School for General Studies da Universidade Columbia em Nova Iorque. Com um doutoramento em Chinese Studies da Loyola Marymount University, é frequente colaboradora do China Institute em Nova Iorque. Atualmente colabora com instituições museológicas em Portugal, sobre aspetos da arte e história do Oriente.
Paulo Travassos
Vice-presidente | Sócio n.º 452Paulo Travassos
Vice-presidente | Sócio n.º 452Nascido em 1966, é Técnico de Qualidade Ambiental desde 1988 (Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Nova de Lisboa) e frequentou o curso de Medicina Veterinária na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. É membro da equipa técnica do Laboratório de Ecologia Aplicada onde exerce a sua atividade em estudos de impacte ambiental, e na inventariação e monitorização de vertebrados terrestres. Tem participado como voluntário e coordenador regional em diferentes censos e atlas. Foi formador pela SPEA em cursos de Ornitologia e monitor em ações de Educação e Sensibilização Ambiental promovidas por diversas entidades. É autor e coautor de trabalhos técnicos e científicos em ornitologia, ecologia e patologia de fauna selvagem.
Peter Penning
Tesoureiro | Sócio n.º 3477Peter Penning
Tesoureiro | Sócio n.º 3477Nasceu em Hendrik-Ido-Ambacht nos pólderes da Holanda em 1965 com o som dos abibes e Limosa limosa nos ouvidos. Não se lembra de não observar aves. Acredita na proteção das paisagens para proteger a natureza. Quando não está a observar aves, faz a vida como consultor de sustentabilidade e estratégia, principalmente na indústria da bebida. Trabalha regularmente com empresas e ONGs em projetos de conservação e gostaria de trazer esta experiência à SPEA
Alexandre Leitão
Vogal 1 | Sócio n.º 438Alexandre Leitão
Vogal 1 | Sócio n.º 438Apaixonado pelas aves, pelo seu estudo e conservação, é sócio da SPEA desde 1998. Profissionalmente, consultor na área do ambiente, ornitólogo, e biólogo de formação, com trabalhos realizados em múltiplos países (e no mar alto, durante bastante tempo, como colaborador da SPEA). Dedica grande parte do tempo ao estudo das aves planadoras, a sua migração e impactes de infraestruturas na conservação da avifauna. Participa e participou em múltiplos projetos de ciência cidadã relacionados com a SPEA, como colaborador voluntário, para além de membro do Comité Português de Raridades.
Martim Pinheiro de Melo
Vogal 2 | Sócio n.º 67Martim Pinheiro de Melo
Vogal 2 | Sócio n.º 67Observador de aves desde que se lembra e sócio da SPEA desde os primeiros dias. Optou por uma carreira académica : tirou o curso de Biologia na Faculdade de Ciências de Lisboa, um mestrado em biologia da conservação no Instituto FitzPatrick de Ornitologia Africana e um doutoramento na Universidade de Edimburgo. Trabalha sobretudo nos processos que promovem a formação de novas espécies. A sua investigação tem incidido na avifauna de África e em particular das suas ilhas oceânicas e ecológicas. Os resultados da sua investigação têm contribuído para guiar estratégias de conservação para os importantes centros de endemismo do Golfo da Guiné e das florestas da escarpa e de montanha de Angola.
Nuno Barros
Suplente 1 | Sócio n.º 419Nuno Barros
Suplente 1 | Sócio n.º 419Voluntário e ex-colaborador da SPEA. Um apaixonado pela observação de aves e um lutador pela proteção do ambiente
Maria José Boléo
Suplente 2 | Sócio n.º 1097Maria José Boléo
Suplente 2 | Sócio n.º 1097Aprendeu a observar aves com Graça Lima, considerando esta atividade uma das mais apaixonantes. É licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras de Lisboa, com o Mestrado em Antropologia Visual/Relações Interculturais, pela Universidade Aberta. Leciona no Ensino Secundário, onde procura alargar os horizontes aos alunos, quer do ponto de vista axiológico, quer no âmbito de uma filosofia ambiental.
Membros do staff
A SPEA tem colaboradores a trabalhar a tempo inteiro, sediados nos seus escritórios de Lisboa, Madeira e Açores.
Rui Borralho
Diretor ExecutivoRui Borralho
Diretor ExecutivoEngenheiro Silvicultor e Doutor em Engenharia Florestal com especialização em Gestão de Fauna pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, Rui Borralho foi desde sempre um apaixonado pela vida selvagem, especialmente pela observação, ecologia e conservação de aves. Essa paixão levou-o a estar associado à fundação da SPEA e a estar envolvido nas primeiras Direções Nacionais. Com mais de 30 anos de experiência, o seu percurso profissional passou por projetos de investigação, conservação da natureza e gestão ambiental. Esteve desde muito cedo envolvido nas áreas da comunicação e marketing ambiental, promovendo a consciência ambiental e a cidadania através de campanhas estratégicas. Por fim, sua experiência em gestão operacional abrange departamentos, empresas e associações, sempre com o foco na eficiência e impacto positivo. Rui é um entusiasta incorrigível, constantemente à procura de inovar e encontrar novas formas de contribuir para a conservação da natureza. Email: rui.borralho@spea.pt
Departamento Administrativo
Nuno Gonçalves
Controlador FinanceiroNuno Gonçalves
Controlador FinanceiroFormado em Gestão na Universidade Autónoma de Lisboa, é contabilista certificado, membro nº 83159 da Ordem. Conta com 17 anos de experiência em contabilidade, controlo financeiro e gestão em companhias como a Carrefour Portugal, Schindler e Vodafone. Participou em projetos de solidariedade social e fez voluntariado em projetos de conservação ambiental na Câmara Municipal de Cascais. Email: nuno.goncalves@spea.pt
Raquel ramos
Assistente FinanceiraRaquel ramos
Assistente FinanceiraEsmeralda Valoroso
Assistente AdministrativaEsmeralda Valoroso
Assistente AdministrativaApaixonada por aprender e desenvolver novas competências, acredita que esta é uma excelente oportunidade para adquirir experiência prática na área administrativa e de secretariado. Tem formação em Turismo, Gestão de Hostel e Alojamento Local, o que lhe proporciona uma base sólida de conhecimento teórico. Confiante no seu potencial, pretende continuar a aprender com profissionais experientes e contribuir para o crescimento da SPEA. Está motivada para apresentar novas ideias e enfrentar desafios enriquecedores.
Departamento de Comunicação & Marketing
Joana Domingues
Técnica Sénior de Comunicação e MarketingJoana Domingues
Técnica Sénior de Comunicação e MarketingLicenciada em Comunicação Empresarial pela Escola Superior de Comunicação Social em 2004, passou por várias áreas relacionadas com comunicação e turismo antes de assumir funções na SPEA. Para complementar a licenciatura em comunicação, tirou uma pós-graduação em Planeamento e Desenvolvimento de Produtos Turísticos, pela Escola Superior de Turismo do Estoril em 2005 e posteriormente especializou-se em Marketing Digital. Trabalhar na área do ambiente e turismo de natureza continua a ser uma paixão e um desafio todos os dias. Email: joana.domingues@spea.pt
Frederico Arruda
Designer GráficoFrederico Arruda
Designer GráficoLicenciado pelo IADE com experiência na área de branding. Na SPEA gere a imagem institucional da organização e dos diferentes projetos, cria materiais de comunicação e marketing e torna as publicações eficazes e apelativas. Com experiência de vários anos em agências criativas, abraçou a área da natureza com esperança de contribuir para um futuro mais verde. Email: frederico.arruda@spea.pt
Sonia Neves
Técnica de Comunicação e MarketingSonia Neves
Técnica de Comunicação e MarketingA paixão por partilhar histórias do mundo natural – de genes a grifos – é o fio condutor do seu percurso profissional. Licenciada em Biologia Aplicada aos Recursos Animais Terrestres pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e Mestre em Comunicação de Ciência pelo Imperial College London, conta mais de 10 anos de experiência em comunicação de ciência. Após 8 anos no departamento de comunicação do Laboratório Europeu de Biologia Molecular (EMBL), juntar-se ao departamento de comunicação da SPEA foi como voltar ao ninho. Email: sonia.neves@spea.pt
Departamento de Cidadania & Educação Ambiental
Alexandra Lopes
CoordenadoraAlexandra Lopes
CoordenadoraLicenciada em Biologia Aplicada aos Recursos Animais – variante Terrestres, pela Universidade de Lisboa e Mestre em Gestão de Recursos Biológicos, pela Universidade de Évora, frequentado o primeiro ano do Mestrado em Gestão de Destinos Turísticos da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Trabalha na SPEA desde 1999, tendo inicialmente assumido as funções de Diretora Administrativa. Atualmente, tem a seu cargo a organização do Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza, gestão de projetos relacionados com educação ambiental e voluntariado. Email: alexandra.lopes@spea.pt
Telma Santos
Assistente Administrativa - Loja SPEA e SóciosTelma Santos
Assistente Administrativa - Loja SPEA e SóciosTem experiência diversificada na área administrativa, destacando-se o trabalho que desenvolveu no Reino Unido em empresas e fábricas de produtos alimentares, incluindo controlo de qualidade. Nos tempos livres gosta de ser voluntária em iniciativas sociais. Trabalha na SPEA desde 2023. Email: telma.santos@spea.pt
Lara Broom
Técnica da Área de Sócios e EventosLara Broom
Técnica da Área de Sócios e EventosTem uma curiosidade insaciável sobre vida selvagem. Licenciada em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e mestre em Biodiversidade, Genética e Evolução pela FCUP (CIBIO-InBIO). Em 2014 mudou-se para o Reino Unido, onde trabalhou na Royal Society for the Protection of Birds (RSPB), no departamento de angariação de sócios. Em 2017, começou a trabalhar para uma companhia especializada em turismo de natureza, onde teve a oportunidade de organizar e participar em excursões de observação de aves na Madeira, Açores, Espanha e até Colômbia. Email: lara.broom@spea.pt
Paula Lopes
Técnica de Ambiente - Espaço Interpretativo da Lagoa PequenaPaula Lopes
Técnica de Ambiente - Espaço Interpretativo da Lagoa PequenaÉ natural de Lisboa, licenciada em Biologia pelo Instituto Superior de Agronomia e mestre em Biologia da Conservação pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Frequentou a Université Pierre et Marie Curie – Paris VI ao abrigo do programa Erasmus. Colaborou pela primeira vez com a SPEA em 2014, num estudo preliminar sobre o abate e captura ilegal de aves em Portugal. Integrou o departamento de Cidadania Ambiental da SPEA em fevereiro de 2016, desenvolvendo o seu trabalho no Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena, em Sesimbra. Email: paula.lopes@spea.pt
Hélio Batista
Técnico de Ambiente - Espaço Interpretativo da Lagoa PequenaHélio Batista
Técnico de Ambiente - Espaço Interpretativo da Lagoa PequenaDesde pequeno sempre foi um apaixonado pela vida selvagem, principalmente pela fauna do nosso país. Formado em Turismo Ambiental, as aves surgiram no seu mundo aos 18 anos quando reparou numa gaivota de bico vermelho e patas verdes, e nas suas pesquisas pela internet descobriu o maravilhoso mundo da ornitologia. Desde então conheceu a SPEA, onde participou em várias atividades, incluindo voluntariados e o estágio de curso. O seu amor pelas aves levou-o a trabalhar como guia ornitólogo, participar em vários censos de monitorização, educação ambiental e anilhagem científica. Para além de ser quem lhe dá as boas-vindas quando chega à Lagoa Pequena, o Hélio está também responsável pela monitorização de aves, manutenção do espaço e todas as demais tarefas no local. Email: helio.batista@spea.pt
Cristina Hernández
Técnica de Cidadania e Educação Ambiental Técnica de Educação AmbientalCristina Hernández
Técnica de Cidadania e Educação Ambiental Técnica de Educação AmbientalLicenciada em Biologia pela Universidade de Salamanca, e com formação adicional em Bioconservação em Porto Rico, Cristina especializou-se nas áreas de Educação e Conservação Ambiental, tendo colaborado como técnica ambiental e social em países como Espanha, Portugal, Argentina e Chile. Conta com mais de seis anos de experiência como educadora ambiental, guia de natureza e coordenadora e monitora de atividades de lazer e tempos livres, dedicada à sensibilização e educação ambiental das comunidades.
Ana Esteves
Professora de Educação AmbientalAna Esteves
Professora de Educação AmbientalDocente em mobilidade estatutária no âmbito do protocolo entre o Ministério da Educação e o Ministério do Ambiente. Professora de Ciências Naturais/Biologia-Geologia, desde 1994. É Licenciada em Ensino da Biologia pela Faculdade de Ciências de Lisboa. Atualmente, integra a equipa da SPEA e desenvolve ações de sensibilização/educação ambiental, junto das comunidades escolares e público em geral. Email: ana.esteves@spea.pt
Departamento de Conservação – Área Terrestre
Julieta Costa
Coordenadora de Conservação TerrestreJulieta Costa
Coordenadora de Conservação TerrestreNatural de Lisboa, tirou a licenciatura em Biologia na FCUL, em 1989 e Mestrado em Ciências das Zonas Costeiras na Universidade de Aveiro, em 1995, Na SPEA tem-se dedicados aos projetos de Linhas Elétricas e Avifauna, abate e captura ilegal de aves, Energias renováveis, entre outros. Email: julieta.costa@spea.pt
Hany Alonso
Técnico Sénior de CiênciaHany Alonso
Técnico Sénior de CiênciaLicenciado em Biologia pela Universidade de Lisboa, especializou-se em Etologia (ISPA, 2008) e completou o seu doutoramento pela Universidade de Coimbra, estudando as cagarras nas ilhas Selvagens. Como investigador pós-doutorado, esteve associado ao CIBIO-InBio, MARE e FCUL, tendo colaborado em diversos projetos de investigação (e.g., OceanWebs) e estudos de impacte ambiental, e desenvolvido trabalho com SIGs e modelação de redes tróficas. Desde cedo, como voluntário, também colaborou em diversos projetos de conservação e programas de monitorização. Juntou-se à SPEA em 2018. Email: hany.alonso@spea.pt
Vanessa Oliveira
Assistente de Gestão de Projetos e Educação AmbientalVanessa Oliveira
Assistente de Gestão de Projetos e Educação AmbientalLicenciada em Biologia Aplicada aos Recursos Animais Terrestres pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e pós-graduada em Turismo de Natureza, Biologia da Conservação e Comunicação de Ciência. Tem desenvolvido a sua atividade em investigação e conservação de aves e mamíferos, e nas áreas da educação, formação, comunicação de ciência e ambiente. Trabalha na SPEA desde 2005, tendo começado no Departamento de Cidadania Ambiental, com responsabilidades na organização de congressos, gestão de voluntariado, na Comissão Editorial da revista Pardela (que dirigiu entre 2011 e 2017), entre múltiplas atividades para públicos diversos. Está no Departamento de Conservação – área Terrestre desde 2016, e atualmente coordena a componente de educação ambiental do LIFE LxAquila (e antes do LIFE Rupis), e apoia a gestão de projetos do departamento. Email: vanessa.oliveira@spea.pt
Rita Ferreira
Coordenadora do projeto LIFE Lx AquilaRita Ferreira
Coordenadora do projeto LIFE Lx AquilaLicenciada em Biologia Ambiental - Variante Terrestre e Mestre em Biologia da Conservação, ambos pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a Rita trabalhou durante 12 anos como consultora em ornitologia na área de Avaliação de Impacte Ambiental. Foi uma das fundadoras do Grupo de Trabalho em Águia-de-Bonelli da SPEA em 2011, onde tem colaborado, e integrou a equipa da SPEA em 2020. Coordena o projeto LIFE LxAquila, o qual concebeu e tem vindo a implementar com vista à promoção de estratégias colaborativas e inovadoras de gestão do território e dos valores naturais. Email: rita.ferreira@spea.pt
Hugo Sampaio
Técnico de Conservação TerrestreHugo Sampaio
Técnico de Conservação TerrestreLicenciado em Biologia na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Desde então trabalhou na SPEA na monitorização da população do priolo; avaliação do impacto da interação entre as aves e as linhas elétricas dos Açores; monitorização e redução da presença de aves nos aeroportos da Horta e Francisco Sá Carneiro; Atlas das aves invernantes e migradoras de Portugal; III Atlas das aves nidificantes de Portugal; Conservação do Parque Natural d'Obô e das espécies de aves Criticamente em Perigo de extinção de São Tomé e Príncipe. Ao longo deste período também liderou excursões para observação de aves em Portugal continental e Açores, Espanha e São Tomé e Príncipe. Email: hugo.sampaio@spea.pt
Carolina Bloise
Técnica de Conservação TerrestreCarolina Bloise
Técnica de Conservação TerrestreÉ Licenciada em Biologia Aplicada aos Recursos Animais pela Faculdade de Ciências de Lisboa e Mestre em Gestão e Conservação de Recursos Naturais pela Universidade de Évora desde 2015. Tem uma vasta experiência em Educação Ambiental. Colaborou como monitora em diversos locais - EVOA, Parques de Sintra, Tapada Nacional de Mafra e Jardim Botânico de Lisboa - e foi coordenadora de projetos de educação ambiental durante 5 anos no CEAI. Mais recentemente foi docente da Licenciatura em Ensino Básico na ESEI Maria Ulrich. Integrou a equipa da SPEA em 2018. Email: carolina.bloise@spea.pt
Paulo Monteiro
Técnico de Conservação TerrestrePaulo Monteiro
Técnico de Conservação TerrestreLicenciado em Engenharia Florestal pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e mestre em Gestão e Conservação da Natureza pela Universidade dos Açores. Desde 1993 e de forma mais ou menos contínua, tem prestado colaboração em projetos relacionados com a conservação de valores naturais (fauna e/ou flora) em Portugal e Espanha, através da sua coordenação/execução ou da integração nas respetivas equipas, bem como da participação em trabalhos de campo com aves marinhas (Açores, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe). Atualmente é técnico da SPEA nos projetos LIFE Aegypius Return e LIFE Iberian Agrosteppes. Email: paulo.monteiro@spea.pt
Maria Alho
Técnico de Conservação TerrestreMaria Alho
Técnico de Conservação TerrestreLicenciada em Biologia pela Universidade de Lisboa, especializou-se em Biologia da Conservação (FCUL, 2014) e completou o seu doutoramento em Biologia do Comportamento (MARE-ISPA, 2024) focando-se no comportamento, ecologia e conservação de aves marinhas pelágicas no Atlântico Nordeste. Com experiência nacional e internacional, colaborou em diversos projetos de investigação em Portugal (e.g. OceanWebs), na Guiné-Bissau e no Médio Oriente (TransBasin), realizando trabalho de campo em locais remotos como as ilhas Selvagens (Madeira) e Santa Luzia (Cabo Verde). Paralelamente, desenvolveu competências em educação ambiental e sensibilização, tendo trabalhado como guia no EVOA e colaborado em iniciativas de divulgação científica. Na SPEA dedica-se ao impacte das linhas elétricas nas aves, no âmbito dos projetos LIFE Powerlines4Birds, LIFE Safelines4Birds, Avifauna X LIFE LxAquila. Email: maria.alho@spea.pt
Departamento de Conservação – Área Marinha
Joana Andrade
Coordenadora de Conservação MarinhaJoana Andrade
Coordenadora de Conservação MarinhaÉ licenciada em Biologia Aplicada aos Recursos Animais Terrestres pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa desde 2001, e pós-graduada em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica pelo Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação desde 2011. Em 2008 integrou a SPEA coordenando os programas de monitorização de aves marinhas e costeiras e outros projetos. Atualmente coordena o Departamento de Conservação Marinha. Email: joana.andrade@spea.pt
Nuno Oliveira
Técnico Sénior de Conservação MarinhaNuno Oliveira
Técnico Sénior de Conservação MarinhaLicenciado em Biologia Ambiental pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em 2008 realizou o Mestrado em Ecologia e Gestão Ambiental na Universidade de Varese, em Itália, através do programa ERASMUS. No início de 2009 viajou para a Austrália, onde realizou trabalho de voluntariado no projeto Shorebirds 2020 para a Birds Australia. Em 2009 ingressou na SPEA como estagiário no projeto LIFE Ilhas Santuário para as Aves Marinhas. Atualmente, trabalha para projetos como o LIFE Ilhas Barreira. Email: nuno.oliveira@spea.pt
Ana Almeida
Técnica Sénior de Conservação MarinhaAna Almeida
Técnica Sénior de Conservação MarinhaLicenciada em Biologia Marinha e Pescas pela Universidade do Algarve, começou a trabalhar com aves em 2004, com a andorinha-do-mar-anã na Ria Formosa. Fez o mestrado em Ecologia e Conservação, e trabalhou como técnica de conservação marinha para a RSPB no Reino Unido. Depois de colaborar com a SPEA como observadora de pescas, em 2015 integrou a equipa do Departamento de Conservação Marinha, trabalhando na área das pescas, capturas acidentais de aves marinhas e política do mar. Email: ana.almeida@spea.pt
Mónica Costa
Assistente de Gestão de Projetos & Educação AmbientalMónica Costa
Assistente de Gestão de Projetos & Educação AmbientalLicenciada em Biologia Ambiental pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e com um mestrado integrado em Biologia da Conservação. De 2010 a 2017 trabalhou na gestão de projetos do Núcleo de Investigação sob Contrato da Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, onde desenvolveu competências nas áreas administrativas e financeiras. Fez o Mestrado de Comunicação de Ciência, na Universidade Nova de Lisboa. Em 2014, tornou-se voluntária da SPEA, integrando a comissão editorial da revista Pardela, acabando por integrar a equipa do Departamento de Conservação Marinha em 2017. Email: monica.costa@spea.pt
Inês Lacerda
Técnica de Conservação MarinhaInês Lacerda
Técnica de Conservação MarinhaLicenciada em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e a terminar o mestrado em Biologia da Conservação, na mesma instituição. Desenvolveu a dissertação de mestrado na Guiné-Bissau, consistindo esta no estudo das populações de aves em campos de arrozal. Desde 2021 que integra a equipa de voluntários da SPEA em vários projetos e locais do país, desde as Berlengas, à Lagoa de Albufeira, Sagres e Madeira. Em 2022 trabalhou enquanto colaborada externa no Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena e em 2023 ingressou na equipa da SPEA no âmbito do projeto LIFE SeaBiL. Email: ines.lacerda@spea.pt
Flávia Carvalho
Técnica de Conservação MarinhaFlávia Carvalho
Técnica de Conservação MarinhaLicenciada em Biologia pela Universidade de Évora, realizou o Mestrado em Biologia Marinha na Universidade de Faro. Começou a trabalhar como observadora de pescas em 2018 no Algarve e em 2022 ingressou na equipa da SPEA, colaborando nos projetos LIFE Ilhas Barreira e LIFE PanPuffinus.
Tânia Nascimento
Técnica de Conservação MarinhaTânia Nascimento
Técnica de Conservação MarinhaLicenciada em Biologia e mestre em Ecologia Aplicada pela universidade de Aveiro. Colaborou com a SPEA no âmbito do seu estágio curricular no projeto LIFE Berlengas, onde também realizou a sua tese de mestrado sobre o papel da pesca comercial na conservação da população de galhetas no arquipélago das Berlengas. Em 2019 foi observadora de pescas no arquipélago dos Açores e da Madeira, e em 2021 ingressou na equipa da SPEA no âmbito do projeto LIFE Ilhas Barreira.
Inês Casinhas
Observadora de PescasInês Casinhas
Observadora de PescasLicenciada em Biologia pela Universidade de Coimbra e com Mestrado em Biology: Biodiversity, Conservation and Restoration pela Universidade de Antuérpia. Trabalhou como guia da natureza numa empresa marítimo-turística onde realizou saídas de observação de cetáceos e de aves marinhas. Colabora com a SPEA desde outubro de 2022 como observadora de pescas no âmbito do projeto LIFE PanPuffinus. Email: ines.casinhas@spea.pt
SPEA Madeira
Cátia Gouveia
CoordenadoraCátia Gouveia
CoordenadoraLicenciada em Biologia pela Universidade dos Açores e Mestre em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica pela Universidade NOVA de Lisboa, sempre se interessou pela avifauna da Macaronésia. Em 2008 iniciou um estágio profissional na SPEA Açores, e em 2009 integrou a equipa da Madeira, colaborando em vários projetos de conservação, voluntariado e educação ambiental. Desde 2015 é coordenadora da SPEA Madeira e gere vários projetos que visam a preservação das aves deste arquipélago. Email: catia.gouveia@spea.pt
Tiago Dias
Técnico de Conservação MarinhaTiago Dias
Técnico de Conservação MarinhaLicenciado em Biologia Marinha e Biotecnologia pelo Instituto Politécnico de Leiria, o Tiago foi voluntário no projeto LIFE Berlengas entre 2016 e 2017. De 2018 a 2020, trabalhou em turismo dando a conhecer a fauna marinha da Madeira, enquanto ajudava a SPEA nas campanhas de recolha de cagarras encandeadas. Em fevereiro de 2021 integrou a equipa da SPEA Madeira, trabalhando na monitorização de aves marinhas e educação ambiental nos vários projetos em curso. Email: tiago.dias@spea.pt
Elisa Teixeira
Assistente de Gestão de Projetos e Comunicação SocialElisa Teixeira
Assistente de Gestão de Projetos e Comunicação SocialLicenciou-se em Biologia pela Universidade da Madeira. Conta com alguma experiência na área da conservação, tendo participado em diversos projetos de monitorização de aves e também de insetos, na Ilha da Madeira. Após um estágio profissional, integrou a equipa da SPEA Madeira em março de 2021, colaborando em vários projetos de conservação e na comunicação do departamento. Email: elisa.teixeira@spea.pt
Fernando Chacon
Técnico de Sistemas de Informação Geográfica e Poluição LuminosaFernando Chacon
Técnico de Sistemas de Informação Geográfica e Poluição LuminosaDa árida zona de Chihuahua no México, chega o Fernando Chacon. É Licenciado em Biologia e com Mestrado em GIS e está motivado para criar um impacto significativo na conservação da biodiversidade. Integrou a equipa SPEA em 2022, como técnico de SIG e Poluição Luminosa e estará responsável por mapear a poluição luminosa na Macaronésia e trabalhar na implementação de boas práticas na iluminação que beneficiem a nossa biodiversidade. Email: fernando.chacon@spea.pt
SPEA Açores
Coordenação e Gestão
Rui Botelho
Coordenador - Conservação TerrestreRui Botelho
Coordenador - Conservação TerrestreLicenciado em Biologia pela Universidade dos Açores e Mestre em Ordenamento do Território e Planeamento Ambiental pela Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa. Em 2007 iniciou a sua ligação com a SPEA como técnico de conservação, tendo sido responsável por ações de restauro de habitats e espécies, desenvolvimento de novas metodologias de controlo de plantas invasoras, monitorização da evolução dos habitats naturais. Atualmente coordena o departamento da SPEA nos Açores. Email: rui.botelho@spea.pt
Azucena Martin
Coordenadora - Conservação Marinha e CidadaniaAzucena Martin
Coordenadora - Conservação Marinha e CidadaniaLicenciada em Ciências do Ambiente pela Universidad Rey Juan Carlos de Madrid em 2005 com especialidade de Gestão e Conservação da Natureza. Em 2006, começou a trabalhar na SPEA através de um estágio profissional no LIFE Priolo, em que realizou o Estudo dos Benefícios Socioeconómicos fornecidos pela ZPE Pico da Vara/ Ribeira do Guilherme. Coordenou o Centro Ambiental do Priolo desde a sua abertura em 2007 e também a adesão das Terras do Priolo à Carta Europeia de Turismo Sustentável. Atualmente, é a responsável pelas áreas marinhas e cidadania da SPEA Açores. Email: azucena.martin@spea.pt
Andreia Amaral
Assistente de Gestão de Projetos & Comunicação SocialAndreia Amaral
Assistente de Gestão de Projetos & Comunicação SocialLicenciou-se em Jornalismo, pela Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa. Fez o Programa Estagiar L na Revista SABER Açores, onde posteriormente ficou a trabalhar. Em 2010 foi locutora da Rádio Nova Cidade, na Ribeira Grande. Entrou para a SPEA em abril de 2011, como Assistente Administrativa e Comunicação Social do projeto LIFE Laurissilva Sustentável. De 2013 a 2018 assumiu também as funções de Assistente Técnica do Centro Ambiental do Priolo. Atualmente assume as funções de Assistente de Gestão de Projetos e Comunicação Social no LIFE IP Azores Natura. Email: andreia.amaral@spea.pt
Conservação Terrestre
Tarso Costa
Técnico Sénior de Gestão de Dados & CartografiaTarso Costa
Técnico Sénior de Gestão de Dados & CartografiaLicenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, obteve os títulos de Mestre e de Doutor em Biologia Marinha pela Universidade Federal Fluminense. Foi professor no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, onde lecionou as disciplinas Ciências Ambientais e Biologia. Foi também investigador de pós-doutoramento na Universidade dos Açores. Em 2018 trabalhou como gestor de Projetos Europeus no Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, Governo dos Açores. Atualmente é Técnico de Conservação da SPEA. Email: tarso.costa@spea.pt
Filipe Figueiredo
Técnico de ConservaçãoFilipe Figueiredo
Técnico de ConservaçãoLicenciado em 2007 em Eng.ª Agronómica - Ramo Florestal pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco. No início de 2008 até 2009, trabalhou na Associação Transumância e Natureza, responsável por uma Zona de Intervenção florestal, viveiros, plantações e da gestão florestal. Atualmente na SPEA é responsável pela coordenação dos trabalhos relacionados com os viveiros de produção de plantas nativas e pelas ações de restauro de habitats levada a cabo pelo projeto na ZPE Pico da Vara / Ribeira do Guilherme. Email: filipe.figueiredo@spea.pt
Marcos Evangelho
Técnico de ConservaçãoMarcos Evangelho
Técnico de ConservaçãoMestrado em Arquitetura Paisagista pela Universidade do Algarve. Em 2022, começou a trabalhar na SPEA Açores, através do estágio profissional, e depois como técnico de conservação terrestre, para participar em ações de restauro de habitats e espécies, requalificação de trilhos, e aplicação de técnicas de minimização do impacto dos visitantes em áreas naturais. Email: marcos.evangelho@spea.pt
Yasmin Redolosis
Técnica de ConservaçãoYasmin Redolosis
Técnica de ConservaçãoLicenciada em Biologia e Mestre em Diversidade Biológica e do Meio Ambiente, ambos pela Faculdade de Ciências da Universidade de Málaga. Integrou a equipa da SPEA Açores em outubro de 2020 como estagiária no LIFE IP Azores Natura. Atualmente é técnica de conservação terrestre no âmbito do projeto LIFE Natura@night onde é responsável pela monitorização dos impactos da poluição luminosa na biodiversidade e pela sensibilização sobre esta temática.
Conservação Marinha
Tânia Pipa
Técnica de ConservaçãoTânia Pipa
Técnica de ConservaçãoLicenciou-se em Biologia Marinha na Universidade do Algarve, na qual efetuou também, o Mestrado em Biologia Marinha com especialização em Pescas e Aquacultura. Chegou aos Açores em 2010 para colaborar no Programa de Observação para as Pescas dos Açores e em 2011 integrou a equipa da SPEA, no Projeto LIFE "Ilhas Santuário para as Aves Marinhas" na ilha do Corvo, sendo atualmente responsável pela manutenção e gestão das ações Pós-Projeto LIFE. Tem vindo a colaborar nos vários projetos de conservação de aves marinhas nos Açores. Email: tania.pipa@spea.pt
Beatriz Martins
Técnica de ConservaçãoBeatriz Martins
Técnica de ConservaçãoLicenciada em Biologia pela Universidade de Aveiro, com estágio e bolsa de investigação no Laboratório de Ecologia Aplicada da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Mestrado em Ecologia pela Universidade de Coimbra. Participou em várias campanhas de campo de monitorização de aves marinhas nas Berlengas, Ilha do Corvo (Açores) e Ilhéu Raso (Cabo Verde). Atualmente é técnica de conservação marinha na SPEA, no âmbito do projeto LIFE IP Azores Natura, integrando a equipa de conservação e monitorização das colónias reprodutoras de aves marinhas nos ilhéus do Arquipélago dos Açores.
Educação Ambiental
Ana Mendonça
Técnica de Educação AmbientalAna Mendonça
Técnica de Educação AmbientalNascida na Ilha da Madeira, é licenciada em Biologia pela Universidade do Porto tendo concluído o Mestrado em Biodiversidade, Genética e Evolução. Realizou colaborações com o Parque Natural da Madeira, no âmbito do Projeto de Proteção à foca-monge. Integrou um empresa de biotecnologia – Biopol – como assistente de investigação. Em 2011, integrou a SPEA no projeto Linhas Elétricas e Avifauna dos Açores e atualmente é responsável pela gestão do Centro Ambiental do Priolo e desenvolve ações de sensibilização e educação ambiental. Email: ana.mendonca@spea.pt
Rui Teixeira
Técnico de Educação AmbientalRui Teixeira
Técnico de Educação AmbientalPsicólogo de formação e mestre em Psicologia Aplicada, o Rui é um apaixonado pela natureza, especialmente por aves, e já colaborava em vários projetos de ciência cidadã da SPEA como o CAC, os dias RAM, o projeto Arenaria e o Atlas de Aves Nidificantes. Por este motivo, recentemente surgiu o desejo de trabalhar em conservação da natureza que se concretizou na oportunidade de trabalhar no Centro Ambiental do Priolo, onde pode utilizar a sua formação na vertente de educação ambiental e comunicação de ciência. Email: rui.teixeira@spea.pt
Luís Pacheco
Assistente de Educação Ambiental - Centro Ambiental do PrioloLuís Pacheco
Assistente de Educação Ambiental - Centro Ambiental do PrioloNatural do Nordeste, Luís Pacheco é tem formação como Técnico de Turismo Ambiental e Rural pela escola Profissional de Nordeste. Fez estágio profissional na SPEA e colaborou no projeto LIFE+ Terras do Priolo, pelo que conhece bem o priolo, o seu habitat e os trabalhos de conservação que a SPEA desenvolve. Em 2021, voltou à SPEA para trabalhar no Centro Ambiental do Priolo, onde realiza visitas guiadas para turistas e população local. Luís adora estar no meio da natureza e dos animais. Nos seus tempos livres gosta de passar tempo em família e também dedica algum de seu tempo á sua banda de metal “Buried by Lava”.
Catarina Sousa
Estagiária - Centro Ambiental do PrioloCatarina Sousa
Estagiária - Centro Ambiental do PrioloLicenciada em Ciências Veterinárias e Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade de Évora, Catarina Sousa realizou estágios e formações em resgate e recuperação de fauna selvagem ameaçada em Portugal e Espanha. Integrou a equipa da SPEA Açores em março de 2024 como estagiária profissional no Centro Ambiental do Priolo para participar em ações de educação ambiental. Atualmente encontra-se a desenvolver um protocolo para melhorar a resposta de atuação a aves marinhas acidentadas no arquipélago.