Quando se passa anos a observar aves em determinada região, vão-se descobrindo sítios “secretos”: locais que poucos conhecem, ou que surpreendem pelas oportunidades de observação que proporcionam. Domingos Leitão, Diretor Executivo da SPEA, e um dos autores do guia Onde observar aves na região de Lisboa, partilha três dos seus sítios secretos em redor da capital.

 

 

Paúl de Manique

 

Este é um segredo surpreendente: um paul praticamente dentro de uma vila. Localizada junto a Manique do Intendente, esta zona húmida foi negligenciada durante muito tempo, mas um grupo de cidadãos conseguiu demonstrar junto da autarquia da Azambuja a importância natural do espaço e o seu valor educacional e de lazer. Como resultado, a câmara municipal desenvolveu um projeto de requalificação, que dotou o espaço dos trilhos, passadiços e observatório de aves de que hoje podemos desfrutar.

 

O paul estende-se a norte e sul da ribeira do Judeu: duas zonas distintas separadas por um grupo de choupos onde pode ver e escutar facilmente o papa-figos (Oriolus oriolus), uma espécie rara na região. A zona norte alberga durante todo o ano uma grande diversidade de aves aquáticas, que podem ser observadas a partir do observatório. Deste ponto privilegiado poderá avistar camão-comum (Porphyrio porphyrio), garçote (Ixobrychus minutus), papa-ratos (Ardeola ralloides), garça-vermelha (Ardea purpurea), garça-branca-grande (Ardea alba) e águia-sapeira (ou tartaranhão-ruivo-dos-pauis, Circus aeruginosus), bem como espécies mais abundantes como o pato-colhereiro (Spatula clypeata), o mergulhão-pequeno (Tachybaptus dominicus), o abibe (Vanellus vanellus) e o guarda-rios (Alcedo atthis). Já uma visita à zona sul do paul irá certamente revelar a presença do peneireiro-cinzento (Elanus caeruleus), da águia-calçada (Aquila pennata) ou do abelharuco (Merops apiaster).

 

No seu próximo passeio na zona de Lisboa, aproveite para explorar este sítio secreto. Garantimos que não se irá arrepender.

 

Este é o último de uma série de 3 artigos sobre 3 sítios secretos para ver aves na região de Lisboa.

 

Leia a parte 1: Passeio Marítimo de Alcochete

Leia a parte 2: Canhão da Ota

 

 

Artigo adaptado do Guia Onde Observar Aves na Região de Lisboa

Comprar

 

Visite este local com a SPEA

Inscreva-se na nossa visita de 2 de setembro