Em novembro, 292 operacionais do SEPNA/GNR, provenientes de 21 comandos territoriais — incluindo Açores e Madeira — participaram numa formação online dedicada à investigação policial de crimes contra a biodiversidade. A iniciativa foi organizada pela SPEA e pela SEO/BirdLife, com o apoio da Junta da Andaluzia.

 

A formação assentou num conjunto de vídeos pedagógicos produzidos pela SEO/BirdLife e pela Junta da Andaluzia no âmbito do projeto LIFE Nature Guardians. Os seis vídeos exibidos abordaram temas essenciais para a investigação de crime ambiental, como entomologia forense, análise postural, investigação da cena do crime, inspeções de armazéns e veículos, e procedimentos de cadeia de custódia. Ao longo da sessão, os participantes contaram com a presença do especialista da Junta da Andaluzia, Iñigo Fajardo, do agente do meio ambiente Esteban Justicia e da entomóloga forense Isabel Verona, que partilharam a sua experiência e esclareceram dúvidas.

 

Promovida no âmbito dos projetos Life LxAquila, Safe Flyways – IKB3, esta ação teve como objetivo reforçar a troca de metodologias entre equipas portuguesas e espanholas, contribuindo para um combate mais eficaz aos crimes contra a vida selvagem. Embora a criminalidade ambiental esteja a diminuir na Europa, o esforço conjunto permanece essencial para alcançar as metas estabelecidas no Rome Strategic Plan 2020-2023, que visa erradicar o abate, captura e comércio ilegais de aves na Europa e na região do Mediterrâneo.

 

Mais informação

Projeto LIFE LxAquila