Aves a procurar
Esta área e a Peneda-Gerês são as únicas zonas do nosso país onde podem ver-se espécies como o picanço-de-dorso-ruivo ou o dom-fafe a nidificar. Outras espécies interessantes aqui presentes na época de nidificação são a águia-caçadeira, o búteo-vespeiro, o mocho-d’orelhas, o torcicolo, o cuco-rabilongo, o abelharuco, o melro-d’água, o melro-das-rochas, a toutinegra-do-mato e a toutinegra-de-bigodes.
Paisagem e habitats
As serras de Montesinho e Nogueira constituem uma área pouco povoada situada no extremo nordeste de Portugal, em plena terra fria transmontana. O mosaico de habitats é dominado por pastagens de altitude (“lameiros”) e bosques de carvalhos, pinheiros e castanheiros. Esta região alberga uma das maiores e mais importantes manchas de carvalhal de Portugal, que se estende desde o Parque Natural de Montesinho até à serra da Nogueira.
Quando visitar
A Primavera/Verão é a melhor altura para observar aves nesta região, pois muitas das aves que aqui nidificam exibem nessa altura comportamentos reprodutores (como a defesa dos territórios ou as paradas nupciais) que as tornam mais conspícuas.
No inverno, as temperaturas que frequentemente descem abaixo de zero e a neve nas terras mais altas levam a maioria das aves a procurar zonas de menor altitude.
Outras espécies
O Parque Natural de Montesinho encontra-se entre as áreas de montanha mais importantes para a fauna a nível nacional e europeu. Neste parque ocorrem cerca de 70% das espécies de mamífero terrestre do nosso país, incluindo uma das mais importantes populações portuguesas de lobo-ibérico.
Junto aos cursos de água vivem toupeiras-de-água e lontras, numa região que alberga também espécies como o gato-bravo, o morcego-de-ferradura-grande e até o rato-dos-lameiros, que não existe em mais nenhuma zona do país. Também os répteis e anfíbios fazem a sua casa por entre os xistos e basaltos da região: aqui pode observar espécies que apenas existem na Península Ibérica, como o lagarto-de-água.
Ao visitar esta área poderá ainda encontrar borboletas raras e exclusivas do Nordeste Transmontano, como a Lycaena virgaureae, a Brenthis daphne, a Boloria dia e a Aphantopus hyperanthu.
Importância e conservação
Esta região é uma Área Importante para as Aves [link para Áreas Importantes/Montesinho-Nogueira]
Mais sobre o Parque Natural de Montesinho
Aves que poderá observar