Aves a procurar

Esta é a única zona do país onde nidificam o chasco-cinzento, o cartaxo-nortenho, o tordo-pinto, o picanço-de-dorso-ruivo, o dom-fafe e a escrevedeira-amarela. Outras espécies nidificantes interessantes são a águia-caçadeira, o mocho-d’orelhas, o melro-d’água, o melro-das-rochas, a toutinegra-do-mato e a felosa-de-papo-branco.

Paisagem e habitats

Esta é uma área vasta e remota, maioritariamente ocupada por zonas montanhosas florestais, planalto e pastagens de altitude.

 

Entre a vegetação exuberante que cobre as serras encontra-se a única floresta de azevinho do nosso país, enquanto os tons azul-violeta do lírio do Gerês alegram os campos. Esta zona montanhosa é atravessada por rios e ribeiras que correm rapidamente e se precipitam em impressionantes cascatas.

 

 

teste

Nuno Borges

Quando visitar

A melhor altura para ver aves nesta região é a primavera, quando as espécies nidificantes se fazem ver e ouvir em paradas nupciais e disputas territoriais.

 

Durante o inverno, o frio e as condições climatéricas adversas fazem com que a maioria das aves abandone estas serras, mas espécies como a ferreirinha-alpina podem ainda ser encontradas.

 

Outras espécies

Corço, lobo-ibérico, garrano, esquilo-vermelho, lírio-do-gerês

 

Importância e conservação

Esta região é uma Área Importante para as Aves [link para Áreas Importantes/Peneda-Gerês]

Mais sobre o Parque Nacional da Peneda-Gerês

 

Aves que poderá observar

[tabela de espécies por mês]