Aves a procurar

 

Para as aves, o estuário do Sado é umas das zonas húmidas mais importantes do país. Da água à floresta, do inverno ao verão, muitas são as oportunidades para observar aves nesta região.

 

Na maré baixa

No inverno, milhares de aves limícolas vêm aqui alimentar-se, na maré baixa: flamingos, colhereiros, alfaiates, borrelhos-de-coleira-interrompida, pilritos-de-peito-preto, milherangos, e muitas outras. Espécies como a seixoeira, o fuselo ou o combatente passam também por aqui todos os anos, durante a migração.

 

Na água

Esta é provavelmente a melhor zona do país para observar o mergulhão-de-pescoço-preto e o merganso-de-poupa. Também aves da família dos patos se juntam aqui em grandes números, sendo algumas das espécies mais comuns a marrequinha, o arrábio, a piadeira e o pato-trombeteiro. O garajau-grande pode também ser visto na região, no inverno.

 

Nos arrozais

No inverno, as íbis-pretas concentram-se nos arrozais, que ao anoitecer são patrulhados pela coruja-do-nabal.

 

Nas árvores

Nas áreas florestais em torno do estuário, pode encontrar uma grande variedade de espécies como o noitibó-de-nuca-vermelha, a poupa, o abelharuco, a felosa-poliglota, o picanço-barreteiro, o papa-figos e o charneco. No inverno a região é visitada pelo pisco-de-peito-azul.

 

Aves de rapina
Algumas das aves de rapina mais comuns no estuário do Sado são a águia-cobreira, a águia-calçada e a águia-sapeira. Durante o inverno, poderá ainda avistar peneireiro-cinzento.

 

Paisagem e habitats

 

O estuário alberga uma grande diversidade de habitats, que inclui bancos de vasa, salinas, caniçais, arrozais, pastagens e áreas florestadas, principalmente com montado de sobro e plantações de pinheiro-manso.

Jaime Sousa

Quando visitar

 

O inverno é a altura em que se vêm aves em maior número, mas na primavera e verão chegam outras espécies interessantes como a garça-vermelha, o rouxinol-dos-caniços e o rouxinol-grande-dos-caniços.

 

Outras espécies

 

O estuário do Sado alberga a única população de golfinho-roaz do país.

 

Importância e conservação

Esta região é uma Área Importante para as Aves [link para Áreas Importantes/Estuário do Sado]

 

Mais sobre

Aves que poderá observar

[tabela de espécies por mês]