“Muitos poucos fazem muito”, já diz o velho ditado. Na verdade, 0,5% pode parecer um número quase irrisório, mas graças a todos os portugueses que nos consignaram 0,5% do IRS no ano passado, conseguimos fazer mais pelas aves e pela Natureza.

 

Obrigámos o governo a cumprir a lei

Este apoio permitiu-nos manter a pressão sobre o governo e, em coligação com mais 8 Organizações Não-Governamentais de Ambiente, obrigar a uma Avaliação Ambiental Estratégica sobre a nova localização do aeroporto de Lisboa.

 

Combatemos crimes e atentados ambientais

Além do processo que ainda temos em tribunal a contestar o proposto Aeroporto do Montijo, as consignações do IRS permitiram-nos obter o apoio jurídico necessário para acompanhar vários outros processos judiciais, denunciando e combatendo crimes contra o ambiente e atentados à Natureza.

 

Lutámos por políticas verdadeiramente sustentáveis

Na luta por políticas sustentáveis, com a vossa ajuda contribuímos para que a consulta pública relativa à futura Reserva Natural da Lagoa dos Salgados recebesse mais de 800 manifestações de apoio, e demos força à voz dos cidadãos indignados com atropelos à Natureza nas Alagoas Brancas de Lagoa e nas dunas de Tróia. Este apoio permitiu-nos também ter os recursos humanos necessários para analisar, avaliar e responder a propostas como a da localização das eólicas offshore, para que a transição energética não cause mais danos do que benefícios ao ambiente.

 

Responder a emergências

Os fundos que angariámos através da consignação do IRS deram-nos também a flexibilidade para reagir prontamente a situações inesperadas, como os papagaios-do-mar a dar à costa às centenas, no início deste ano.

 

Ajude-nos a fazer mais

A consignação do IRS não tem custos para si: o que nos oferece é parte do valor que o Estado lhe retém. Pode parecer pouco, mas pode fazer a diferença entre conseguirmos ou não avançar com o próximo processo, reagir à próxima ameaça, combater o próximo atentado. Já pode indicar, no Portal das Finanças, qual a entidade à qual pretende consignar o IRS. Para nos ajudar a fazer cada vez mais pelas aves e pela Natureza, no campo da consignação basta procurar por Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves.

 

Mais sobre a consignação do IRS