A E-REDES tem na sua App um novo módulo, que permite o registo de mortalidade de aves em linhas elétricas, uma iniciativa do projeto LIFE PowerLines4Birds.
No dia 8 de maio, foi dinamizada pela SPEA e pela E-redes, em Vila Real, uma formação sobre o novo módulo de incidentes na app da E-REDES, dirigida a técnicos superiores e vigilantes da Direção Regional do ICNF Norte. A sessão teve como objetivo capacitar os profissionais de campo para o registo de acidentes com aves em linhas elétricas, reforçando a deteção e comunicação destes casos.
Nos dias seguintes, 9 e 10 de maio, a funcionalidade foi apresentada ao público no festival ObservArribas, em Mogadouro. A primeira sessão foi dedicada às escolas e a segunda ao público em geral. Este novo módulo reforça a vertente participativa da aplicação E-REDES, acessível a qualquer cidadão interessado em contribuir para a proteção das aves.
Com esta nova funcionalidade, pretende-se incentivar uma maior participação no registo de incidentes com avifauna, envolvendo técnicos e cidadãos num esforço coletivo pela conservação.