Das montanhas às planícies, das estepes às zonas húmidas, passando por escarpas e bosques, Navarra é todo um mundo. Naturalmente, esta diversidade de
paisagens alberga uma impressionante variedade de aves: mais de 300 espécies já foram registadas nesta que é uma das mais pequenas comunidades autónomas de Espanha.
Nesta panóplia de paisagens, uma curta viagem pode trazer oportunidades de observar todos os grupos de aves terrestres da Europa. No outono, esta é uma região especialmente interessante para observar aves migradoras: vindas do norte, depois de atravessarem os Pirenéus encontram nos campos e zonas húmidas de Navarra um abrigo acolhedor para repousar.
Floresta de Irati
Se for a Navarra no outono, não pode deixar de visitar a Floresta de Irati: um dos mais famosos bosques de Espanha, que nesta estação atinge o expoente máximo do seu esplendor. As faias vestem-se de ouro, pontilhadas com as silhuetas verde-escuras dos abetos mais ocidentais da Europa, num paraíso para as aves florestais. Entre as mais procuradas destacam-se os pica-paus, como o pica-pau-preto (Dryocopus martius), o pica-pau-de-dorso-branco (Dendrocopos leucotos)
e o pica-pau-médio (Dendrocopos medius). Por entre estes bosques encantados surgem ainda belos prados de montanha, alguns acima dos 2000 m de altitude.
Parque Natural das Bardenas Reales
A paisagem desértica do Parque Natural das Bardenas Reales, com os seus desníveis moderados pontuados por cabeços abruptos e barrancos encaixados, merece, por si só, uma visita. Mas a oportunidade de ver espécies como a ganga (Pterocles alchata), a águia-real (Aquila chrysaetos) ou, com alguma sorte, o chasco-preto (Oenanthe leucura), aumentam ainda mais o interesse desta zona classificada como Reserva da Biosfera pela UNESCO.
Lagoa de Pitillas
Situada no seio de uma estepe, entre as localidades de Pitillas e Santacara, a Lagoa de Pitillas surge como um oásis onde abundam as aves aquáticas invernantes,
entre as quais se destacam o abetouro (Botaurus stellaris) e o chapim-de-bigodes (Panurus biarmicus). Estas e outras espécies, tanto residentes como migradoras, encontram nesta zona protegida um importante refúgio.
Reservas Naturais de Foces de Arbaiun e de Lumbier
Já a cheirar a Pirenéus, as impressionantes escarpas rochosas das Reservas Naturais de Foces de Arbaiun e de Lumbier, escavadas ao longo dos tempos pelos rios Salazar e Irati, são bons locais para observar aves como o grifo (Gyps fulvus), a trepadeira-dos-muros (Trichodroma muraria) e até o quebra-ossos (Gypaetus barbatus).
Entre paisagens arrebatadoras e aves emblemáticas, Navarra é o destino ideal para uma escapadela de outono.