Todos os anos, na Madeira, Açores e Canárias, a poluição luminosa leva a que centenas de juvenis de aves marinhas fiquem desorientados, caindo nas nossas cidades. À semelhança do ano passado, no dia 30 de outubro vamos promover um Mega-apagão na Madeira, para tornar a noite mais segura para as aves marinhas e mostrar o impacto da luz artificial excessiva neste grupo animal tão ameaçado.
No dia 30 de outubro, entre as 20h e as 23h (a altura mais crítica, em que as cagarras juvenis saem dos ninhos), com a ajuda de vários municípios da região, será apagada a iluminação pública em diversas áreas costeiras. Juntamente com os restantes parceiros do projeto LIFE Natura@night, no âmbito do qual decorre o Mega-apagão, convidamos também os madeirenses a juntarem-se a esta iniciativa, desligando a iluminação exterior das suas casas e edifícios durante o Mega Apagão. Para salvar ainda mais aves, recomendamos que apaguem ou reduzam a iluminação exterior até 15 de novembro.
“Com este apagão, por uma noite iremos criar um caminho seguro no céu para que as aves possam voar em direção ao mar em segurança. Mas mais do que isso, iremos demonstrar como reduzir a iluminação artificial excessiva pode salvar aves”, diz Cátia Gouveia, coordenadora da SPEA Madeira e do projeto LIFE Natura@night.
O projeto LIFE Natura@night desafia ainda os gestores de estabelecimentos hoteleiros e comerciais a adotar boas práticas na sua iluminação, atribuindo o Galardão Noite Com Vida aos estabelecimentos que ajudam a tornar a noite mais segura para as aves.
Não está na Madeira? Pode ajudar com um donativo: