Na nossa região, as ameaçadas águias-de-bonelli estão no limiar da sobrevivência. Ajude-nos a protegê-las.
Faça o juramento e torne-se oficialmente um Embaixador das Águias:
As águias-de-bonelli são geralmente esquivas, mas nesta região vivem excecionalmente perto das pessoas, o que as deixa especialmente vulneráveis.
“Nesta região as águias-de-bonelli estão no limite, qualquer perturbação adicional pode ser desastrosa”, explica Joaquim Teodósio, coordenador do projeto. “Por isso precisamos de todos para ajudar a detetar situações que ponham estas aves em perigo, e para passar a palavra sobre a importância desta espécie para o ambiente que nos rodeia.”
Como predadores, as águias ajudam a controlar populações de diversos animais, alguns dos quais podem causar problemas quando em números muito elevados, e ajudam a evitar a transmissão de doenças nas suas presas (como perdizes e coelhos) pois capturam os animais doentes. Uma das ameaças à águia-de-bonelli é a perturbação durante a época de reprodução, pois esta espécie é particularmente sensível à presença humana em redor dos ninhos.
Com a ajuda dos Embaixadores, pretendemos reduzir ameaças como o uso ilegal de veneno e o risco de incêndio, zelando assim também pela saúde pública e pelo bem-estar das pessoas. Como Embaixador(a) das Águias, receberá, por email, novidades dos “bastidores” do projeto, informação sobre as águias, e dicas e conselhos para salvaguardar as águias e o ambiente do qual todos dependemos.