Numa tarde em que a poesia se cruzou com a conservação da natureza, reunimos 29 participantes, entre representantes de parceiros e proprietários e as suas famílias, no Encontro da Rede de Custódia LIFE LxAquila – Sunset “Aves e Poesia a Copo”, que teve lugar este mês no EVOA – Espaço de Visitação e Observação de Aves, na Companhia das Lezírias.
As boas-vindas foram dadas por João Fonseca e Sandra Alcobia, da Companhia das Lezírias, e Graça Lima, presidente da Direção Nacional da SPEA, antes de o grupo seguir para o observatório da Lagoa Principal. Ali, os participantes puderam observar uma impressionante diversidade de aves, incluindo marrequinhas, patos-colhereiros, patos-reais, arrabios, alfaiates, flamingos, garças-reais, íbis-pretas, narcejas e águas-sapeiras. As crianças mostraram especial entusiasmo ao ver um colhereiro a alimentar-se na lagoa — uma imagem que ilustra bem a harmonia entre as pessoas e a natureza que o projeto promove.
Perante a chuva que estava iminente, recolhemos à cafeteria do EVOA, onde a vista sobre a lagoa serviu de cenário para uma degustação de produtos regionais produzidos nos territórios das águias. Os produtos, oferecidos pelos parceiros do projeto, refletem práticas sustentáveis que contribuem para a conservação destas espécies e dos seus habitats.
Seguiu-se o recital “Poesia com Asas”, conduzido por Vanessa Oliveira, da SPEA, com leituras de Alves Redol, Camões, Alberto Caeiro/Fernando Pessoa, Miguel Torga, Ruy Belo, Nuno Júdice, Mia Couto, Mário Quintana e Manuel António Pina, bem como versos da sua própria autoria. O espírito de partilha estendeu-se a outros participantes, que trouxeram à voz textos de António Gedeão, Carlos Drummond de Andrade, Afonso Cruz e Aquilino Ribeiro — todos com as asas presentes, seja de forma literal ou simbólica, evocando a liberdade, a natureza e o voo das aves.
“Foram umas curtas horas de partilha sincera de momentos na natureza, ligados por uma causa que diz algo, de alguma forma, a cada um de nós”, destacou Rita Ferreira, coordenadora do LIFE LxAquila.
O encontro terminou com um brinde a quem cuida das águias e às colaborações inspiradoras que tornam este projeto possível.
