Entre os dias 24 e 27 de maio, a nossa equipa participou numa ação de formação e troca de experiências na Catalunha, em Espanha. O foco da iniciativa foi a custódia do território, uma abordagem inovadora que é uma componente central deste projeto. Ao longo da visita, a equipa do projeto pôde ver de perto exemplos desta abordagem e aprender com colegas que a têm vindo a implementar em Espanha.
Com um programa composto por várias visitas e sessões de trabalho, a deslocação à Catalunha contou com o apoio do parceiro espanhol Xarxa per a la Conservació de la Natura, entidade não governamental local que colabora com o LIFE LxAquila, tendo como missão promover a conservação da natureza e o envolvimento social, por via da gestão ambiental e de entidades voluntárias.
Em termos de partilha de aprendizagens, as formações decorreram em várias regiões locais, tendo sido lideradas por entidades locais, como a associação GEPEC (grupo ambientalista que realiza, entre outros, projetos de proteção da águia-de-bonelli), a SEO/BIRDLIFE (Sociedad Española de Ornitología) e o GRUP DE NATURA FREIXE (entidade ambiental especializada na conservação de espaços principalmente fluviais, do rio Ebro, através da custódia do território).
De acordo com Joaquim Teodósio, coordenador do projeto LIFE LxAquila, “esta visita permitiu a troca de conhecimentos e experiências entre os vários stakeholders, contribuindo para o enriquecimento e formação dos técnicos para o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na aplicação da custódia do território como metodologia do projeto”.
Além da SPEA, promotora do LIFE LxAquila, a visita à Catalunha envolveu também representantes dos municípios de Alenquer, Loures, Vila Franca de Xira, Torres Vedras e Mafra, assim como da Companhia das Lezírias.