Arméria-do-sado: Já viu esta planta noutro lado?

A arméria-do-sado (Armeria rouyana) é uma planta muito especial: ocorre apenas numa estreita faixa junto ao litoral, desde a região costeira a sul do Tejo até próximo do Rio Mira, e em mais nenhum lugar do mundo!

Ilustração de Arméria-do-sado Nuno Farinha

Créditos ilustração: Nuno Farinha

Pode ser observada sobretudo em matos e pinhais abertos, em zonas de solo arenoso. Entre abril e junho, a arméria-do-sado dá uma linda flor cor-de-rosa, que dá vontade de apanhar. Por favor resista à tentação! Ao colher as flores, está a impedir a planta de largar as suas sementes e de se reproduzir, aumentando a pressão sobre esta espécie que está a sofrer um declínio preocupante devido à redução de habitat disponível e à competição com espécies exóticas invasoras.

Mapa distribuição Arméria-do-sado em Portugal A.Carapeto, S.Chozas, R.Caraça, F.Clamote, M.Porto, C.T.Gomes, A.J.Pereira, M.Raposo, et al. (2021). Armeria rouyana Daveau - mapa de distribuição. Flora-On: Flora de Portugal Interactiva, Sociedade Portuguesa de Botânica. http://www.flora-on.pt/#wid2221. Consulta realizada em 27/05/2021

Créditos mapa: A.Carapeto, S.Chozas, R.Caraça, F.Clamote, M.Porto, C.T.Gomes, A.J.Pereira, M.Raposo, et al. (2021). Armeria rouyana Daveau - mapa de distribuição. Flora-On: Flora de Portugal Interactiva, Sociedade Portuguesa de Botânica. http://www.flora-on.pt/#wid2221. Consulta realizada em 27/05/2021. Adaptação: João Tiago Tavares

Explore o Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena e descubra mais curiosidades!