Até 27 de abril, é possível votar no projeto MedAves Pesca – “Pescadores e aves marinhas, aliados pelo mar”, para o Prémio Europeu Natura 2000. O projeto, no qual técnicos da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) trabalharam de perto com os pescadores de Peniche para mitigar uma das principais ameaças às aves marinhas, é um dos 21 finalistas deste prémio da Comissão Europeia. Para além da votação para o “Prémio Cidadãos”, o projeto será também apreciado pelo júri, na categoria “Conservação Marinha”.
A captura acidental nas pescas é uma das maiores ameaças às aves marinhas, e causa também prejuízos aos pescadores, em termos de equipamentos danificados, iscos ou peixe perdido, e tempo passado a retirar aves das redes, linhas e anzóis. Neste projeto coordenado pela SPEA, técnicos de conservação e pescadores uniram-se nas águas em torno das Berlengas para testar medidas para evitar essas capturas acidentais. De entre as várias medidas testadas, destacou-se o “papagaio afugentador”, uma espécie de papagaio de papel em forma de ave de rapina, que evita que alcatrazes, gaivotas e pardelas se aproximem das embarcações de pesca. Ao verem a silhueta de um predador, as aves mantêm a distância, e previne-se assim que fiquem presas. O dispositivo foi também do agrado dos pescadores por ser fácil de usar e não afetar as capturas de pescado.
“Ser finalista do prémio Natura 2000 é um reconhecimento da importância de trabalhar de perto com as comunidades: quem vai implementar estas medidas são os pescadores, portanto eles têm de estar envolvidos em todo o processo”, diz Ana Almeida, técnica de conservação do Projeto MedAves Pesca. “A comunidade piscatória de Peniche recebeu sempre os nossos projetos de braços abertos, para nós isso já foi um prémio.”
O Prémio Natura 2000 foi criado pela Comissão Europeia (CE) para celebrar e promover as melhores práticas para a conservação da natureza na Europa. É dedicado a recompensar a excelência na gestão e promoção da Rede Natura 2000 e na consciencialização da sua importância e dos seus benefícios para os cidadãos europeus. A votação para o “Prémio Cidadãos” decorre no site da Comissão Europeia, e os vencedores das várias categorias serão revelados em maio.
Fotografias para download
Mais informação
MedAves Pesca entre finalistas para Prémio Natura 2000!
Prémio Natura 2000 – edição 2022
Contacto
Ana Almeida
Técnica de Conservação Marinha da SPEA