Hoje, Dia Mundial dos Oceanos, a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) lança a Stop Bycatch, uma campanha de angariação de donativos que visa evitar a captura acidental de aves nas pescas, uma das maiores ameaças às aves marinhas e, simultaneamente, uma causa de prejuízos para os pescadores.

 

Anualmente, cerca de 200 mil aves marinhas – como o alcatraz, a pardela-balear, a cagarra e a torda-mergulheira – morrem nas águas europeias, presas por acidente em redes de emalhar, linhas e anzóis. Um número que, para as aves, significa decréscimo populacional e ameaça de extinção, e para os profissionais da pesca, significa instrumentos danificados, isco e peixe perdidos, além do tempo dedicado a retirar as aves que ficam presas.

 

A Stop Bycatch surge, assim, para apoiar a implementação de medidas como  o uso de “papagaios-afugentadores”, uma espécie de papagaio de papel que simula a silhueta de uma ave de rapina, levando as aves marinhas a manterem uma distância segura e salvaguardando assim a conservação das espécies e a captura de pescado. Esta e outras medidas foram testadas por técnicos da SPEA juntamente com a comunidade piscatória da zona de Peniche, no projeto MedAves Pesca – “Pescadores e aves marinhas, aliados pelo mar”, que em maio recebeu o Prémio Natura 2000 da Comissão Europeia. De entre as medidas testadas, o papagaio-afugentador provou ser eficaz a reduzir a captura acidental de aves, e do agrado dos pescadores por ser fácil de implementar e não afetar a quantidade de peixe apanhado.

 

“Sabemos que o papagaio-afugentador funciona, e que os pescadores gostam desta solução. Agora queremos levá-la a cada vez mais pescadores, por todo o país e até mais além”, diz Domingos Leitão, Diretor Executivo da SPEA. “Com a ajuda de todos, podemos salvar milhares de aves marinhas.”

 

Para além de implementar o papagaio-afugentador em mais embarcações, a SPEA pretende ainda continuar a testar outras medidas e continuar a sensibilizar pescadores, armadores e mestres para esta problemática.

 

Os interessados em participar com donativos para a campanha Stop Bycatch, cujo objetivo de angariação é de 15 mil euros, poderão fazê-lo a partir de hoje, por MBWay, transferência bancária ou PayPal, através da informação disponibilizada na página www.stopbycatch.spea.pt.

 

Ainda no âmbito da campanha, a SPEA incentivará à partilha de um vídeo de animação da Stop Bycatch, criado para consciencializar para o tema da captura acidental de aves nas pescas.

 

 

Mais informação

Campanha Stop Bycatch

Vencedor do Prémio Natura 2000

 

Fotos para download

Google Drive

 

 

Contactos

Domingos Leitão, Diretor Executivo da SPEA

969 562 381

domingos.leitao@spea.pt

 

Joana Andrade

Coordenadora do Departamento de Conservação Marinha da SPEA

96 64 75 068

joana.andrade@spea.pt