A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) reforça a sua aposta na educação ambiental nos Açores e inicia o ano letivo de 2024/2025 com um programa escolar renovado cheio de novidades. O programa escolar proposto pela SPEA Açores, possui atividades relacionadas com a biodiversidade dos Açores, a evolução das espécies, as principais causas do declínio da biodiversidade tais como as espécies exóticas invasoras, a poluição luminosa e o lixo marinho, assim como as ações que podem ser levadas a cabo para evitar este declínio.
Este programa escolar levado a cabo pelo Centro Ambiental do Priolo (CAP), um Centro Associado da Rede de Centros de Ciência da Região Autónoma dos Açores, associa-se também aos projetos de conservação desenvolvidos pela SPEA na Região, o que é uma mais-valia. Estes projetos permitem inserir uma componente prática e científica às atividades que são passíveis de integrar nas disciplinas relacionadas com a Ciência e Cidadania, mas que poderão também complementar atividades propostas noutras disciplinas, como por exemplo, as relacionadas com a arte e a disciplina de inglês.
“No ano letivo anterior, participaram no Programa Escolar do Centro Ambiental do Priolo perto de 2200 jovens nas 62 atividades realizadas o que nos deixa muito satisfeitos e com a certeza que a educação ambiental continua a ser um ponto de interesse dos docentes e que complementa os currículos escolares com casos de estudo locais” afirma Azucena de la Cruz, coordenadora da SPEA Açores.
Nas mais de 30 opções propostas, as grandes novidades são a introdução de formações de professores de curta duração e ainda uma exposição itinerante “Por uma Noite com mais Vida”, que complementam as diversas ações organizadas na própria escola e adaptadas aos diferentes níveis de ensino ou atividades realizadas em visita ao Centro Ambiental do Priolo que incluem palestras e atividades lúdicas que podem ser solicitadas separadamente ou em conjunto, sendo a sua realização da responsabilidade dos técnicos da SPEA-Açores.
Os professores e docentes interessados podem encontrar o programa completo no site do Centro Ambiental do Priolo (www.centropriolo.com) e devem fazer o registo das atividades pretendidas através de formulário próprio.