SPEA Açores - Ana Mendonça 913846106 ana.mendonca@spea.pt  

Trata-se de uma competição por equipas (até 3 elementos) a quem se pede o registo do máximo de espécies de aves observadas na Região durante o primeiro fim-de-semana de outubro, promovendo assim a observação de aves com amigos e família.

 

Decorre no Fim-de-Semana Europeu da Observação de aves, uma iniciativa que é promovida pela BirdLife International e apoia o projeto Oceanlit com um apelo a todos os participantes para que recolham qualquer tipo de resíduo sólido que encontrem durante o evento. Desta forma, os participantes tornam-se voluntários deste projeto cujos principais objetivos passam pelo aumento do conhecimento, melhor gestão e aumento da sensibilização sobre o Lixo Marinho, uma das grandes ameaças à sobrevivência das Aves Marinhas.

 

Este evento, já na sua 10ª edição, contou com a participação de 85 equipas de várias ilhas dos Açores e tem registado cada vez maior adesão somando 195 participantes que registaram mais de 600 espécies de aves observadas nos Açores no total das suas edições. “Estamos empenhados em promover a observação de aves nos Açores em todas as idades e queremos sensibilizar todos os que a praticam para a importância da conservação das aves no geral” segundo Ana Mendonça, técnica da SPEA que acompanha esta iniciativa há vários anos.

 

Este ano a equipa vencedora será premiada com um guia de aves completo, t- shirts e pins das aves dos Açores, sendo ainda premiadas as equipas vencedoras por ilha com brindes de participação.

 

Para participar nesta competição basta visitar o site do Centro Ambiental do Priolo e efetuar o preenchimento do formulário aí disponibilizado. A inscrição não dispensa a consulta do regulamento que estará disponível tanto neste website como no website Aves dos açores.

 

Não perca tempo, faça já a inscrição da sua equipa e ganhe prémios a observar aves!

 

Notas para os editores:

 

Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves – A SPEA é uma Organização Não Governamental de Ambiente que trabalha para a conservação das aves e dos seus habitats em Portugal. A SPEA faz parte da BirdLife International, uma aliança de organizações de conservação da natureza em mais de 100 países, considerada uma das autoridades mundiais no estudo das aves, dos seus habitats e nos problemas que os afetam.

 

Centro Ambiental do Priolo – Centro de Interpretação e Educação Ambiental surgido como resultado de uma parceria da SPEA com a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar e com a Direção Regional dos Recursos Florestais e enquadrado no projeto de conservação do Priolo, LIFE Priolo.