A BirdLife Europa (da qual a SPEA é a representante em Portugal), a European Environmental Bureau e o Gabinete de Política Europeia da WWF (WWF European Policy Office) lançaram a campanha #RestoreNature, que exige o restauro imediato da Natureza por toda a Europa. A nossa mensagem para a Comissão Europeia é simples: só através de mudanças significativas e transformativas em terra e no mar é que conseguimos trazer de volta a biodiversidade de que necessitamos desesperadamente. Restaurar a Natureza irá ajudar-nos a mitigar e adaptar à crise climática, e evitar a propagação de doenças no futuro. Através desta campanha, pode participar de forma fácil e rápida na consulta pública lançada pela Comissão Europeia até dia 5 de abril.
Através da campanha #RestoreNature, cidadãos dentro e fora da Europa podem exigir que a União Europeia desenvolva uma boa lei que possa ajudar a reverter o destino da Natureza na Europa e mais além, e comece a devolver terra, mar e água à Natureza.
A campanha surge na sequência da decisão da Comissão Europeia de propor uma nova lei que obrigue os países-membros a restaurar a natureza. No entanto, atualmente não existe nenhuma definição do que isso significará em concreto. Assim, a Comissão Europeia está a pedir a opinião dos cidadãos sobre que forma deverá tomar o restauro da Natureza na UE.
Esta lei da UE poderá ter um enorme impacto positivo para as pessoas e para a Natureza, mas só se for baseada na ciência. Caso contrário, há o risco de acabar por ser uma ferramenta vazia, de “green-washing”.
Em questão está a sobrevivência das nossas zonas húmidas, pradarias, florestas, planícies aluviais, rios e oceanos. Mas é também uma questão de clima, saúde e sobrevivência da humanidade. Proteger o que resta é necessário, mas não será suficiente. Precisamos também de trazer a Natureza de volta. Temos de Restaurar a Natureza já. A nossa sobrevivência depende disso.