Na #COP30, o mundo procura proteger as florestas tropicais que mantêm o nosso planeta vivo. Embora a União Europeia (UE) afirme estar empenhada na proteção das florestas, muitos Estados-Membros estão discretamente a tentar travar o Regulamento da UE sobre a Desflorestação, que proibiria a entrada na UE de produtos que causem desflorestação.
Apesar das promessas que proferem por estes dias no Brasil, em Bruxelas a realidade é que muitos dirigentes europeus estão a ignorar as centenas de milhares de vozes de cidadãos que se manifestaram a favor deste regulamento, a deitar por terra anos de negociações e de empresas a trabalhar para tornar as suas cadeias de abastecimento mais sustentáveis, e a preparar-se para perpetuar a perda anual de milhões de árvores e a emissão de milhões de toneladas de CO₂ todos os anos.
O consumo da UE impulsiona a desflorestação em todo o mundo e, poucos meses antes da implementação do Regulamento da UE sobre a Desflorestação — que deveria entrar em vigor no final de dezembro — alguns Estados-Membros estão a fazer jogos políticos, colocando milhões de árvores em risco todos os anos devido à sua inação. Apelamos à UE para que ponha fim à hipocrisia e aja agora, implementando o Regulamento da UE sobre a Desflorestação como previsto.
Mais informação
Saiba mais no site da campanha #Together4Forests, da qual somos parceiros (informação em inglês)
