Como evitar que as aves choquem contra as janelas?

A transparência e o reflexo causados pelos vidros das janelas fazem com que as aves os interpretem não como uma barreira, mas sim como uma continuação da paisagem que estes refletem, originando muitas vezes episódios de colisão.

 

Infelizmente não existem medidas 100% eficazes nem universalmente aplicáveis, mas a implementação de alguma das medidas abaixo poderá já ser uma boa ajuda.

 

Criar um padrão

Para que a ave veja o vidro como uma barreira, é preciso criar um padrão que cubra uniformemente toda a superfície, usando formas de contornos bem definidos e linhas contrastantes. Para uma maior eficácia, os padrões horizontais não devem estar afastados mais do que 5 cm e os verticais, 10 cm.

Se optar por um padrão de linhas, as verticais têm resultados ligeiramente melhores do que as horizontais. A largura das linhas verticais deverá ser de 5 mm, e das horizontais, 3 mm.

 

Autocolantes

Usar vários autocolantes contrastantes é uma das soluções mais eficazes de implementar. A cor dos autocolantes importa mais do que o formato: tons de laranja e vermelho são mais eficazes do que azuis, verdes ou amarelos. Para quebrar melhor os reflexos, os autocolantes devem ser colocados do lado de fora do vidro.

 

Refletores de luz UV

Desde fitas a autocolantes, tintas e até vidros especiais, existem vários produtos que pode aplicar no exterior das suas janelas, e que refletem a luz ultravioleta (UV).  A vantagem destas soluções é que aos nossos olhos o vidro continua transparente, mas para muitas aves, que vêm a luz UV, torna-se um obstáculo claramente visível.

 

Outras soluções

  • Películas que tornem o vidro opaco para o observador externo e transparente para quem estiver dentro
  • Fechar os estores ou cortinas
  • Instalar grades ou redes

 

Mais detalhes

Ficha SPEA: como evitar colisões de aves com vidros e outras superfícies transparentes/espelhadas

 

O que fazer em caso de colisão

Caso a ave esteja ferida, ligue para o SOS Ambiente (808 200 520).

Registe a ocorrência