PortugalAves/eBird
Para registar as espécies que observou, aconselhamos a plataforma PortugalAves/eBird.
Nela pode anotar as aves que observa, guardar sons e fotos, e descobrir o que outros observadores por todo o mundo estão a ver. Pode inclusive receber alertas quando uma espécie interessante for avistada perto de si!
Registe-se no PortugalAves/eBird
Faça download da APP
Android IOS
Águia-perdigueira
Se observar uma águia-perdigueira, ou águia-de-bonelli, no sul do país ou na região Oeste, avise o nosso Grupo de Trabalho em águia-de-bonelli.
Raridades
Se observar uma espécie considerada rara ou acidental em Portugal, registe-a aqui para que o Comité Português de Raridades possa homologar oficialmente essa observação:
Submeter Raridade
Para alguma dúvida ou questão pode contactar raridades@spea.pt.
Lista de espécies sujeitas a homologação
Esta lista inclui todas as espécies de ocorrência rara ou acidental observadas pelo menos uma vez em Portugal até 1 de abril de 2023 e cujos registos se encontram documentados na bibliografia.
Registos Submetidos
Para saber em que fase está o seu registo, ou se uma ave que observou já foi submetida por outro observador, consulte a tabela de registos ainda não publicados.
As observações submetidas ao Comité Português de Raridades são compiladas anualmente e incluídas no Anuário Ornitológico da SPEA.
Registos não homologados
A não aceitação/homologação de um dado registo não significa que o respetivo observador (ou observadores) não tenha de facto, identificado corretamente a espécie submetida; significa apenas que os dados submetidos não foram, na opinião do Comité Português de Raridades, suficientemente conclusivos para permitir estabelecer inequivocamente a identificação proposta.
Caso o seu registo não seja homologado, pode solicitar que a decisão seja revista, devendo para tal acrescentar informação relevante.
Anuário Ornitológico
Esta publicação anual permite os observadores de aves conhecerem os registos mais interessantes de ocorrência de aves em Portugal, assim como o relatório do Comité Português de Raridades e artigos sobre programas de monitorização ou atualidades de ornitologia.
Últimas edições
Equipa Comité Português de Raridades
O CPR funciona no âmbito da SPEA e iniciou as suas funções em 1 de janeiro de 1995.A sua principal tarefa consiste em homologar as observações de aves consideradas de ocorrência rara ou acidental no espaço geográfico português (território continental e arquipélagos dos Açores, Madeira e Selvagens, bem como as respetivas zonas económicas exclusivas).
Magnus Robb
Coordenador
Foi um dos fundadores do grupo The Sound Approach em 2000, e contribuiu com aproximadamente metade das 60,000 gravações na colecção desse grupo. A sua especialidade é a identificação de aves puramente ou principalmente através do som, especialmente durante a migração, e tem feito parte da progressão do conhecimento nesta área. Escreveu dois livros sobre sons de aves que reflectem o seu interesse especial em corujas e procelariformes.
Pedro Ramalho
Secretário
Observa aves desde 2008, tendo centrado muita da sua atividade na zona de Peniche,dedicando muito do seu tempo à procura de aves raras. Tem especial interesse pela observação de espécies marítimas e pela identificação de limícolas. Participou em vários projetos de censos e contagens. Fora de Portugal tem viajado para vários locais do Paleártico Ocidental para observar aves. É secretário e membro votante do Comité Português de Raridades desde 2017.
Alexandre Leitão
Biólogo
Biólogo de formação, é consultor na área do ambiente e ornitólogo. Editor regional da plataforma eBird, participa como voluntário nalguns projetos relacionados com a SPEA. Particularmente interessado em migração, aves de rapina e aves marinhas, com especial foco na avifauna do Paleártico Ocidental e de África, onde realizou a maior parte das viagens de birdwatching. Autor de alguns artigos relacionados com estes temas da ornitologia.
Hélder Cardoso
Ornitólogo
Hélder Cardoso
Ornitólogo
Começou a observar aves aos 11 anos e desde então nunca mais parou. Desenvolveu trabalho em anilhagem de aves, dedicando-se especialmente ao fenómeno da muda em passeriformes. É também um apaixonado pela observação de aves marinhas. É autor e co-autor de vários artigos e livros no âmbito da ornitologia. Atualmente trabalha como guia de observação de aves em Portugal e Espanha, e como consultor ambiental.
Paulo Alves
Ilustrador e Ornitólogo
Paulo Alves
Ilustrador e Ornitólogo
Tem particular interesse por rapinas e passeriformes e pela gravação áudio de migração nocturna. É ilustrador freelancer tendo ilustrado várias espécies ameaçadas da Indonésia com o objetivo de alertar para a perda de biodiversidade; desenvolveu também atividades de educação ambiental nas escolas deste país. Está representado em várias publicações. Como técnico de campo trabalha em projetos de conservação e monitorização de aves migradoras, tendo estado ao longo de várias épocas no corredor migratório do Mar Vermelho.
Pedro Fernandes
Ilustrador e Ornitólogo
Pedro Fernandes
Ilustrador e Ornitólogo
Técnico de campo e ilustrador de história natural por conta própria, tendo ilustrado
várias publicações de Portugal e estrangeiras. Membro do Comité Marroquino de
Raridades desde 2019. Colabora com Cornell Lab of Ornithology desde 2007 e em
particular com eBird desde 2009, tendo sido responsável pela coordenação da equipa
e do portal português PortugalAves desde a sua criação. Viveu na Irlanda, Estados
Unidos da América, Turquia e Marrocos, residindo actualmente na Croácia,
aproveitando a diáspora para observar aves nestes e noutros países. Adepto do low-
carbon birding, de projectos de ciência-cidadã e voluntário ocasional em campanhas
de anilhagem.
Pedro Nicolau
Bioestatístico
Pedro Nicolau
Bioestatístico
Completou a licenciatura em Biologia Ambiental na Universidade de Lisboa (FCUL), fez
a tese de mestrado no British Trust for Ornithology (BTO) e concluiu o doutoramento
em Estatística Ecológica na Universidade de Tromsø na Noruega, onde viveu durante
quatro anos. Observa aves desde os 12 anos, com uma paixão desde muito cedo por
aves raras. Já trabalhou em turismo ornitológico, monitorização de aves planadoras e
participou em diversos censos e projectos avifaunísticos nacionais e internacionais.
Observou aves em 4 continentes e diversos países europeus, sempre com o foco em
adquirir conhecimento e experiência sobre potenciais raridades que ocorram em
Portugal.
Peter Alfrey
Ornitólogo
Ornitólogo com larga experiência nas aves do Paleártico Ocidental, que concentrou a maior parte das suas 60 viagens durante os últimos anos no arquipélago dos Açores (com especial interesse nos passeriformes, identificação de gaivotas e aves marinhas). Publicou um livro e numerosos artigos e fotografias em revistas da especialidade. Licenciado em ciências, é diretor da sua própria empresa de gestão ambiental. É membro do Comité Português de Raridades desde 2009.
Pierre-Andre Crochet
Cientista
Pierre-Andre Crochet
Cientista
Cientista do Centro Nacional de Investigação Científica francês (CNRS), é um ávido observador de aves há mais de 20 anos, com extensa experiência em espécies da Europa, Norte de África e Médio Oriente. Interessa-se sobretudo pela identificação, em raridades e na lista de aves do Paleártico Ocidental. É co-presidente da Comissão taxonómica Consultiva da Associação dos Registos Europeus e Comitês de Raridades (AERC-TAC), membro do Comitê Francês (CAF), membro da Sub-comissão Taxonómica BOURC (BOURC-TSC), membro do Comité Egípcio de Raridades (EORC).
Thijs Valkenburg
Ornitólogo
Thijs Valkenburg
Ornitólogo
Descobriu a sua paixão pelas aves quando tinha 11 anos de idade. Estudou durante 4 anos gestão ambiental na Holanda (2005-2009). Fez vários estágios e trabalhos relacionados com ornitologia principalmente em Portugal continental e ilhas. É também anilhador credenciado desde 2007, tendo um especial interesse pelo grupo dos passeriformes. Já observou aves em 19 países diferentes, sobretudo no Paleártico Ocidental e África. Desde 2015 é guia de observação de aves freelancer no sul de Portugal.
Vilhelm Fagerström
Oceanógrafo
Vilhelm Fagerström
Oceanógrafo
Natural da Suécia, com pai observador de aves, nutre, desde a sua infância, um grande
interesse pela ornitologia. A observação de aves tem sido principalmente um hobby,
dedicando largos períodos anilhando e contando aves migratórias em observatórios de
aves. Com formação em oceanografia e um percurso profissional focado no mar, a
maior parte da observação de aves foi feita em zonas costeiras ou perto delas. Nutre
pelos passeriformes e, naturalmente, pelas aves marinhas, um especial interesse. Com
a Suécia como base nos primeiros 35 anos, adquiriu maior experiência com espécies
do Norte da Europa. As viagens contribuíram para o conhecimento de aves de todo o
mundo, particularmente do Paleártico Ocidental.
Matthias Tissot
Secretário-adjunto
Matthias Tissot
Secretário-adjunto
Conservador-restaurador de património cultural de metal. A paixão pela observação
de aves começou em criança na Suíça quando o seu pai lhe deu a conhecer um antigo
manual de identificação de aves. Editor regional da plataforma eBird. É secretário-
adjunto e membro não votante desde 2021.
Contribua para a ciência
As suas observações podem contribuir para aferirmos o estado das aves em Portugal