Apresentámos ontem o Blue Manifesto – Roteiro para um Oceano Saudável em 2030, na Assembleia da República. Este Manifesto, que inclui um conjunto de medidas e propostas para uma melhor gestão e governação do espaço marinho nacional e europeu, foi desenvolvido em conjunto por várias redes de organizações de ambiente europeias, e apresentado em Portugal pela SPEA, Sciaena, WWF Portugal e ZERO. ⁠

 

No evento na Assembleia da República, da parte da SPEA sublinhámos o trabalho conjunto com a tutela para a criação do Plano de Ação para minimizar capturas acidentais de aves, mamíferos e répteis marinhos – um instrumento essencial para proteger a biodiversidade e promover pescas mais sustentáveis.

 

Deputados de diferentes partidos (Jorge Pinto do grupo parlamentar do LIVRE, Pedro Vaz do PS e Paulo Marcelo do PSD) marcaram presença em pessoa, enquanto o eurodeputado Paulo Cabral do EPP participou online. Estes decisores políticos reforçaram o consenso político sobre a importância de conservar o oceano e definir metas ambiciosas, debatendo também desafios orçamentais e de implementação.

 

A sessão terminou com uma mensagem comum: “Um oceano saudável é uma realidade possível.”

 

Mais informação

Blue Manifesto – Roteiro para um Oceano Saudável em 2030