Hoje, Dia Mundial dos Oceanos, lançamos a Stop Bycatch, uma campanha de angariação de donativos que visa evitar a captura acidental de aves nas pescas, uma das maiores ameaças às aves marinhas e, simultaneamente, uma causa de prejuízos para os pescadores. Anualmente, cerca de 200 mil aves marinhas – como o alcatraz, a pardela-balear, a cagarra e a torda-mergulheira – morrem nas águas europeias, presas por acidente em redes de emalhar, linhas e anzóis.

 

A Stop Bycatch surge, assim, para apoiar a implementação de medidas como  o uso de “papagaios-afugentadores”, uma espécie de papagaio de papel que simula a silhueta de uma ave de rapina, levando as aves marinhas a manterem uma distância segura e salvaguardando assim a conservação das espécies e a captura de pescado.

 

Faça um donativo

“Sabemos que o papagaio-afugentador funciona, e que os pescadores gostam desta solução. Agora queremos levá-la a cada vez mais pescadores, por todo o país e até mais além”, diz Domingos Leitão, Diretor Executivo da SPEA. “Com a ajuda de todos, podemos salvar milhares de aves marinhas.”

 

Para além de implementar o papagaio-afugentador em mais embarcações, a SPEA pretende ainda continuar a testar outras medidas e continuar a sensibilizar pescadores, armadores e mestres para esta problemática.

 

Ajude-nos a angariar financiamento para este trabalho:

  1. Visite www.stopbycatch.spea.pt
  2. Faça um donativo
  3. Passe a palavra!