29 Março
2022

Tipo Ação de Formação

local_icon Local Online

icon_horario Horário 17h30-18h45

publico_svg Público Alvo Estudantes Universitários Observadores de Aves

icon_participantes Participantes Mín. 10

icon_preco Preço Grátis

icon_preco Prazo de Inscrição 28 Março, 2022

Inscreva-se

Ainda não é associado da SPEA?
Torne-se sócio

Nesta ação de formação convidamos à participação estudantes de Biologia, jovens ornitólogos e outros observadores de aves que tenham interesse na monitorização de aves.

 

Na primeira parte da sessão, iremos falar dos aspetos mais gerais dos censos de aves: definição dos objetivos dos censos e espécies-alvo, diferentes métodos disponíveis e seus pressupostos, fatores que influenciam as contagens, etc. Falaremos também do treino na identificação das aves e da própria recolha de dados no campo.

 

Na segunda parte da sessão, iremos focar-nos no Censo de Aves Comuns (CAC). Será dada uma breve explicação da metodologia utilizada neste censo e também haverá oportunidade para olharmos para os cantos de algumas espécies de aves comuns.

 

Formador

Hany Alonso, Técnico de Gestão de Dados e Cartografia da SPEA

 

Recomendações

Roupa e calçado confortável

 

Termos e condições

Termos e condições para atividades SPEA

 

Segurança face à COVID19

Protocolo de atuação com o selo Clean & Safe

 

Apoios

Atividade no âmbito do projeto “Ciência Cidadã – envolver voluntários na monitorização das populações de aves”, promovido pela SPEA em parceria com a Wilder – Rewilding your days e o Norwegian Institute for Nature Research (NINA). Este projeto é financiado pelo Programa Cidadãos Ativ@s/EEAGrants, fundo gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação Bissaya Barreto.