A costa portuguesa inclui diversas zonas húmidas cruciais na rota de migração de aves do Atlântico Leste. A sul do país, duas dessas principais zonas são o estuário do Sado e a Lagoa de Santo André. Estas são usados como pontos de paragem para descanso e reabastecimento nas longas viagens intercontinentais, como destino de invernada de muitas espécies que fogem dos rigorosos invernos do norte e centro da Europa e também como local de nidificação de diversas aves. O estuário do Sado é a segunda maior zona húmida do país, recebendo regularmente mais de 40.000 aves durante o período de invernada. A sua localização geográfica, no sul do país, faz com que ocorram espécies características do Atlântico Norte e Mediterrânicas. A grande diversidade de habitats aquáticos e terrestres aqui existentes, como vasas, sapais, caniçais, salinas, arrozais, pinhal, montado, dunas e matagais, confere ao estuário grande riqueza e diversidade de espécies.
Rumando mais para o interior do território, podemos encontrar uma paisagem predominantemente agrícola, também ela marcada por uma boa diversidade de habitats, que durante o inverno são visitados por numerosas espécies, entre as quais se destacam tarambola-dourada, abibe, grou, laverca, milhafre-real, estorninho-malhado, tordo-pinto e petinha-dos-prados. Ou por outras menos abundantes ou mais localizadas, como tartaranhão-azulado, coruja-do-nabal, esmerilhão, seixa, narceja, tordo-ruivo ou petinha-ribeirinha.
Programa
Pagamento
100% até 18 de novembro
Preço inclui
- deslocações em carrinha de 9 lugares
- alojamento em regime de meia-pensão em hotel 3*** ou equivalente (três noites), em quarto duplo (partilhado com outro participante) com WC privativo. Pode pedir um quarto individual mediante um acréscimo de €60
- seguro de acidentes pessoais
- serviço de guia monitor e relatório final, com lista de espécies de aves observadas
- 1 almoço
Preço não inclui
- piqueniques (a adquirir em supermercados locais)
- bebidas nos jantares e outras despesas de natureza pessoal
Recomendações
- Impermeável, roupa prática e confortável, calçado adequado a caminhada em terreno húmido e acidentado
- Chapéu, protetor solar, óculos escuros
- Binóculos, guia de aves e máquina fotográfica
- Quem possuir telescópio deverá também levar o próprio.
Termos e condições
Nesta visita aplicam-se os termos e condições das visitas de estudo SPEA
Inspiração
Leia os relatórios das nossas visitas ornitológicas passadas