Aproveitando o início precoce da primavera, iremos realizar uma visita de estudo ao Sul de Portugal, para observar aves, flores e demais biodiversidade especial. Iremos explorar três tipos de ecossistemas, as zonas estuarinas e lagunares costeiras, o barrocal algarvio e a estepe cerealífera.
Iremos visitar essencialmente três zonas húmidas costeiras, a Reserva Natural do Estuário do Sado, o Parque Natural da Ria Formosa e a recentemente criada Reserva Natural da Lagoa dos Salgados. Nestas áreas poderemos observar uma grande diversidade de aves aquáticas migradoras e residentes. Vamos encontrar várias espécies de patos, aves limícolas, garças, gaivotas e garajaus, bem como flamingo, camão, águia-pesqueira, águia-sapeira e guarda-rios.
Iremos também explorar o sítio da Rede Natura 2000 denominado Barrocal. Trata-se de um maciço calcário, situado entre o mar e as serras do Algarve, onde existe uma paisagem agrícola antiga, constituída por pequenas parcelas, delimitadas por muros de pedra e cobertas por oliveiras, amendoeiras, figueiras e alfarrobeiras. Este local é especial pela sua flora, especialmente orquídeas, narcisos, fritilárias, tulipas e outras flores especiais que iremos descobrir.
Na ida e volta para Lisboa iremos visitar a estepe cerealífera da ZPE de Castro Verde, que com os seus 80 mil hectares é a maior área deste habitat agrícola existente em Portugal. Aqui reinam as aves estepárias e as grandes aves de rapina.
Programa
Pagamento
100% até 12 de fevereiro de 2022
Preço inclui
- deslocações em carrinha de 9 lugares
- alojamento em regime de meia-pensão em hotel 3*** ou equivalente (três noites), em quarto duplo (partilhado com outro participante) com WC privativo. Pode pedir um quarto individual mediante um acréscimo de €50
- seguro de acidentes pessoais
- serviço de guia monitor e relatório final, com lista de espécies de aves observadas
Preço não inclui
- piqueniques (a adquirir em supermercados locais)
- bebidas alcoólicas e outras despesas de natureza pessoal
Recomendações
Impermeável, roupa prática e confortável, calçado adequado a caminhada em terreno acidentado, chapéu, protetor solar, óculos escuros, binóculos, guia de aves e máquina fotográfica. Quem possuir telescópio deverá também levar o próprio.
Termos e condições
Nesta visita aplicam-se os termos e condições das visitas de estudo SPEA
Inspiração
Leia os relatórios das nossas visitas ornitológicas passadas