A custódia do território é uma ferramenta de conservação da natureza que pretende promover o envolvimento de todos – ONGs, municípios e outros órgãos de administração, proprietários, gestores florestais, associações de caçadores, associações recreativas e outros cidadãos – na boa gestão e proteção dos recursos naturais, culturais e paisagísticos. É uma situação em que todos ganham, pois, uma paisagem natural bem conservada e resiliente contribuiu para a conservação das espécies, mas também para o bem-estar geral.
Esta ferramenta já é bastante utilizada em Espanha, onde tem enquadramento legal, mas é pouco implementada em Portugal. A sua aplicação é especialmente útil em terrenos privados fora de áreas protegidas, como complemento à legislação ambiental existente. Baseia-se na participação voluntária em acordos de colaboração flexíveis entre as diferentes partes envolvidas – por exemplo, proprietários e ONGs ou autarquias – que incentivam a responsabilização dos proprietários e utilizadores do território na conservação da natureza, podendo envolver benefícios complementares.
Para saber mais sobre esta ferramenta e como usá-la, junte-se a nós neste workshop onde poderá obter mais informações e ouvir testemunhos sobre a utilização da custódia do território em projetos a ser implementados em Portugal e Espanha, nomeadamente no projeto LIFE LxAquila.
Programa
9h30-9h35: Boas-vindas
9h35-9h40: O LIFE LxAquila (Carolina Bloise – SPEA)
9h40-10h: A Custódia do Território como ferramenta impulsionadora da conservação da natureza (Sandra Carreras e Anabel Cepas, XCN)
10h-10h20: Custódia do Território aplicada à conservação da fauna e flora em Espanha (Sara Cabezas e Ramón Martí, SEO)
10h20-10h40: A experiência do LIFE LxAquila (Rita Ferreira – SPEA, Manuela Nunes – ICNF, Sofia Novais – CMSintra)
10h40-10h50: Intervalo
10h50-11h: A custódia do território em Espanha: o caso prático da Junta Vecinal de Valdavido (León) (D. Carlos Javier Durá Alemañ, Instituto de Estudios Sociales Avançados – CSIC)
11h-11h10: A custódia do território em Portugal: o caso prático da Rede Municipal de Microrreservas de Lousada (Sr. Vereador Manuel Nunes e Engº. Ricardo Martins, Município de Lousada)
11h10-11h55: Questões e discussão
11h55-12h: Encerramento e avaliação
Nota
Este workshop é dirigido a equipas técnicas e executivas municipais e decorrerá parcialmente em espanhol.
Termos e condições
Nesta atividade aplicam-se os termos e condições para atividades SPEA
Organização/Parceria
Ação organizada pela SPEA em parceria com a XCN e a SEO/BirdLife
Esta atividade é organizada no âmbito do projeto LIFE LxAquila