Devido à previsão de condições meteorológicas adversas, esta atividade, inicialmente prevista para 16 de setembro, foi ADIADA para dia 23 de setembro.
Nesta atividade, venha realizar uma inspeção costeira para deteção de aves arrojadas. Durante a atividade, explicaremos como se realiza esta monitorização e qual a sua utilidade para compreendermos melhor os fatores de ameaça que pairam sobre a biodiversidade marinha.
Também iremos dar a conhecer uma nova ferramenta para o registo de aves arrojadas – a app ICAO – Inspeção Costeira de Aves arrojadas e Outra fauna, que iremos experimentar no terreno. Qualquer um poderá descarregar gratuitamente esta app e utilizá-la para realizar transetos costeiros durante os quais recolham informação sobre animais arrojados e outras variáveis ambientais (e.g., estado da maré, presença de lixo marinho) ou mesmo para reportar observações pontuais de aves arrojadas (assim como de mamíferos e tartarugas marinhas).
Formador
Hany Alonso
Apoios
Atividade no âmbito do projeto “Ciência Cidadã – envolver voluntários na monitorização das populações de aves”, promovido pela SPEA em parceria com a Wilder – Rewilding your days e o Norwegian Institute for Nature Research (NINA). Este projeto é financiado pelo Programa Cidadãos Ativ@s/EEAGrants, fundo gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação Bissaya Barreto.