A Guiné-Bissau é um pequeno país da África Ocidental que faz fronteira com o Senegal a norte e a Guiné-Conacri a leste e a sul. Tem uma superfície com pouco mais de 36,000 km2, ou seja, é ligeiramente maior do que a região do Alentejo em Portugal. O país é essencialmente plano, exceptuando as colinas do sudeste do país, na província do Boé, que ali atingem a sua máxima altitude de 262 m. A costa é muito recortada, devido à presença de sete rios principais, a maioria deles, na verdade, braços de mar que chegam a penetrar dezenas de quilómetros terra adentro, devido à planura do país. O Corubal é o maior rio de água doce e tem importância excepcional para a conservação da biodiversidade terrestre, aquática e marinha. Ao largo da sua foz encontra-se o arquipélago dos Bijagós, composto por 88 ilhas e ilhéus, uma das jóias da região.
A Guiné-Bissau, situada entre o Sahel a norte e as florestas húmidas da Alta Guiné a sul, proporciona um conjunto de biótopos muito interessantes para a flora e a fauna, com destaque para as florestas secas, as savanas, os mangais, os palmeirais, as florestas de galeria, as várzeas e as florestas sub-húmidas, estas últimas actualmente confinadas ao sul do país. A diversidade de biótopos sustenta também uma fauna rica e diversificada, incluindo grande fauna como hipopótamos, crocodilos, manatins, tartarugas marinhas, tubarões, leões, palancas-vermelhas, elefantes, chimpanzés, entre muitos outros mamíferos, incluindo pelo menos 11 primatas.
Entre as quase 600 espécies de aves, destacam-se as aves aquáticas invernantes, oriundas principalmente do Paleárctico Ocidental, que se concentram nos Bijagós e na costa, atingindo ali perto de um milhão de indivíduos durante a estação seca. De destacar também uma rica avifauna típica dos biomas das florestas Congo-Guineenses e das savanas Sudano-Guineenses. No total desta visita será possível observar 250 a 300 espécies de aves, sendo que a maioria não ocorre na Europa.
Ao longo de um itinerário que percorrerá as regiões do noroeste, centro e sul do país, desde as savanas costeiras até às florestas sub-húmidas, os participantes poderão conhecer um pouco deste país extraordinário, em particular as suas aves e demais biodiversidade e paisagens, bem como as suas gentes, modos de vida e tradições.
Programa
Pagamento
30% no momento da inscrição. O restante até 30 de setembro.
Preço inclui
- alojamento em regime de pensão completa em bungalows (fora de Bissau) e hotéis (em Bissau) durante catorze (14) noites, com quartos individuais ou duplos (cama de casal) com WC privativo
- taxas turística e de observação nas áreas protegidas
- almoços em restaurante ou piquenique (consoante a actividade)
- deslocações no terreno em carrinha de 9 ou mais lugares, ou similar, acompanhamento de guias no terreno
- transfer do grupo de e para o aeroporto
- seguro de acidentes pessoais
- serviço de guia monitor e relatório final, com lista de espécies de aves observadas
Preço não inclui
- voo Lisboa-Bissau-Lisboa
- vistos de entrada na Guiné-Bissau
- testes Covid-19 (se necessários)
- vacinas
- repelentes de insectos
- todo o tipo de medicamentos
- bebidas durante as refeições e durante o dia/noite
- despesas de natureza pessoal
- utilização de piscina nos hotéis/restaurantes
Recomendações
Voos
Sugerimos que compre os bilhetes de avião assim que receber confirmação de que a visita irá decorrer.
Equipamento
- roupa fresca e confortável
- camisas finas (ou semelhante) de manga comprida (contra insectos, vegetação)
- agasalhos para a noite
- calçado adequado a caminhada em terreno acidentado
- repelente para insetos
- rede mosquiteira para cobrir a face
- protetor solar
- chapéu, óculos escuros
- cantil
- lanterna
- binóculos
- guia de aves e máquina fotográfica
Termos e condições
Nesta visita aplicam-se os termos e condições das visitas de estudo SPEA