26 Novembro
2025

Tipo Ação de Formação

local_icon Local Online

icon_horario Horário 16h-19h

publico_svg Público Alvo Professores

icon_participantes Participantes Min 10 | Máx 20

icon_preco Preço Grátis

icon_preco Prazo de Inscrição 24 Novembro, 2025

Inscreva-se

Ainda não é associado da SPEA?
Torne-se sócio

As Ilhas Barreira funcionam como um importante refúgio para várias espécies, incluindo aves marinhas. E, desde 2019 que a SPEA e outros parceiros têm vindo a desenvolver vários trabalhos de conservação com o objetivo de avaliar a resiliência destas ilhas e do seu sistema dunar, o estado das populações de gaivota-de-audouin e de chilreta, e o impacto da pesca na pardela-balear.

 

De modo a permitir uma exploração autónoma destes conteúdos, será apresentado o Caderno Pedagógico produzido no âmbito de um projecto de conservação co-financiado pelo programa Life da União Europeia, ferramenta esta que contém uma série de atividades práticas que os professores podem utilizar facilmente, dentro e fora da sala de aula.

 

Objetivos

  • Contribuir para a melhoria do processo ensino-aprendizagem nas áreas do ensino das ciências e da educação ambiental para a cidadania.
  • Fornecer conteúdos teóricos e sensibilizar para importância da Ria Formosa, ilhas barreira e seus ecossistemas, que permitam os docentes lecionar de forma autónoma.
  • Apresentar atividades práticas a desenvolver em contexto de sala de aula, como ferramenta de educação ambiental.
  • Apresentar o Caderno Pedagógico desenvolvido no âmbito do Projeto de conservação, LIFE Ilhas Barreira e dar aos professores de materiais que permitam aos docentes lecionar de forma autónoma estes conteúdos.

 

Formadores

  • Ana Esteves, SPEA
  • Mónica Costa, SPEA
  • Inês Lacerda, SPEA

 

Acreditação

Esta ação é acreditada para os docentes como ação de curta duração de 3h, emitida pelo NUCLIO.

 

Contactos

monica.costa@spea.pt

 

Organização

 

Apoio da Professora em Mobilidade Estatutária

Ana Esteves é professora em mobilidade estatutária, ao abrigo do protocolo entre os Ministérios do Ambiente e da Educação, com os apoios: