O Arquipélago das Berlengas funcionam como um importante refúgio para aves marinhas e sustenta uma biodiversidade terrestre e marinha com um enorme valor ecológico. A SPEA tem vindo a desenvolver um forte trabalho de conservação quer das espécies de aves marinhas, quer na proteção terrestre com o controlo de espécies invasoras, quer na proteção marinha, com um trabalho continuado com a comunidade piscatória. Nesta ação de curta duração vamos não só abordar o trabalho de conservação, mas também a diversidade faunística e florística das ilhas, bem como algumas ferramentas práticas para trabalhar estes conteúdos em sala de aula
Neste sentido, pretende-se desenvolver uma ação de curta duração, em modo online, por forma a divulgar estas espécies e habitats, promovendo um conhecimento ativo e consciente da importância da sua preservação.
Objetivos
- Contribuir para a melhoria do processo ensino-aprendizagem nas áreas do ensino das ciências e da educação ambiental para a cidadania.
- Fornecer conteúdos teóricos e sensibilizar para importância do arquipélago das Berlengas e seus ecossistemas, que permitam os docentes lecionar de forma autónoma.
- Apresentar atividades práticas a desenvolver em contexto de sala de aula, como ferramenta de educação ambiental;
Formadores
- Ana Esteves, SPEA
- Inês Lacerda, SPEA
- Mónica Costa, SPEA
Acreditação
Esta ação é acreditada para os docentes* como ação de curta duração de 3h, emitida pela Ordem dos Biólogos. A acreditação tem um custo de 15,00€.
*Formação acreditada CFOBiO – artigos 8.º e 9.º do RJFCP para todos os professores do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos e Secundário.
Termos e condições
- A lotação da formação será preenchida por ordem de chegada de inscrição
- Os participantes terão de ter acesso ao Zoom
Contactos
Organização
A ação insere-se no âmbito do programa de Educação Ambiental que temos vindo a desenvolver enquanto Organização Não-Governamental.