Os cidadãos do futuro não precisam de saber nada sobre ambiente, alterações climáticas ou voluntariado? Parece ser essa a opinião do governo, mas nós discordamos. Ajude-nos a contestar a proposta para a nova Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.
Termina HOJE o prazo da consulta pública!
Diga não a esta proposta que:
❌ Elimina domínios essenciais para fazer frente à crise climática e da biodiversidade, como Educação Ambiental, ignorando temas como biodiversidade, conservação da Natureza e alterações climáticas
❌ Elimina outros domínios essenciais ao desenvolvimento da cidadania ativa, como a Educação Sexual, o Bem-estar Animal e o Voluntariado
❌ Elimina a formação de professores na área da cidadania
❌ Não tem verdadeiras estratégias de implementação, não apresentando informação de base nem documentos orientadores
Numa altura em que enfrentamos uma grave crise ambiental e climática e perante a crescente desinformação, é urgente formarmos cidadãos conscientes, informados e ativos — e a escola tem um papel fundamental nesse processo.
Não deixe que esta proposta passe discretamente enquanto o país está de férias!
Como dizer não à proposta de Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania:
- Vá a https://area.dge.mec.pt/cstpubENEC/
- Aceite a Declaração de Consentimento
- Insira o seu endereço de email
- No campo Qualidade enquanto participante, se não for docente ou encarregado de educação, sugerimos: Outra — Cidadão
- Insira o seu nome
- Na avaliação de cada campo, recomendamos Clareza: 2 e Adequação: 1 (mas este passo não é obrigatório)
- No fim do formulário, no campo Apreciação global da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, insira o seu comentário. A nossa sugestão:
Nesta proposta temas como biodiversidade, conservação da natureza e alterações climáticas são ignorados, além de terem sido retirados domínios como Educação Ambiental, Sexualidade, Bem-Estar Animal e Voluntariado. Para a formação plena e consciente de um cidadão, estas áreas devem permanecer na Estratégia e ser adequadamente incorporadas em todos os níveis de ensino, permitindo a formação contínua de crianças que serão o futuro do país. No momento atual, em que enfrentamos uma grave crise ambiental e climática com crescente desinformação sobre a realidade e factos científicos, é urgente que as instituições educativas assumam um papel de destaque na promoção de uma verdadeira literacia ambiental, contribuindo para a formação cívica integrada. Para a Estratégia ser bem-sucedida, tem de incluir ainda a formação contínua de professores e da comunidade educativa, por forma a esbater as barreiras do preconceito e estigmas sociais, e essa área está manifestamente em falta na atual proposta.